body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vandalismo é maior obstáculo para manutenção de semáforos, diz PMA

A SMTT de Aracaju registrou mais um caso de vandalismo contra o patrimônio público, na madrugada de segunda-feira, dia 3 de julho. O grupo focal do semáforo localizado na avenida Tancredo Neves, próximo ao cruzamento com a rua João Ouro, foi furtado, o que ocasionou dificuldade na travessia dos pedestres durante boa parte da manhã.

Fiação roubada, postes e controladores danificados são casos recorrentes que o órgão vem enfrentando para manter o bom funcionamento da sinalização eletrônica. Segundo a Diretoria de Planejamento e Sistemas, aproximadamente 60% dos serviços de manutenção de semáforos são originados pela ação de vândalos.

Segundo o chefe da equipe semafórica da SMTT, Miguel Ângelo, essas ações prejudicam o fluxo de veículos e pedestres na região, já que a equipe semafórica da SMTT necessita de um tempo significativo para identificar o motivo da pane e solucioná-lo.

“Temos um trabalho enorme para manter todos os equipamentos em funcionamento devido a furtos e atos de vandalismo. Temos sempre que repor as peças que são furtadas, gerando um gasto a mais. E isso também compromete o deslocamento da equipe que fica prejudicada quando o semáforo entra no modo ‘piscante’ ou apaga completamente”, conta.

Ele explica que a equipe de agentes da semafórica recebe treinamentos para estes casos. “Temos uma equipe que está sempre pronta para atender esses casos e resolve-lo com rapidez. Sempre estamos estudando e nos atualizando para que a mobilidade dos cidadãos não seja comprometida”, explica o chefe da equipe semafórica.

O cidadão que presenciar atos de vandalismo contra o patrimônio público pode denunciar ligando para a Polícia Militar, através do telefone 190, ou para a Guarda Municipal de Aracaju, pelo telefone 153 ou através do aplicativo WhatsApp 98869-4575. Em caso de acidente de trânsito ou semáforos inoperantes, deverá acionar os agentes do órgão por meio do Disque Trânsito – 118.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 04/07/2017 06:33

Universo Político: