body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Vamos trabalhar para responder com respeito à população”, diz Jackson sobre problema na adutora do São Francisco

O governador Jackson Barreto (PMDB) visitou, na tarde do domingo, dia 10, as obras emergenciais de construção da adutora provisória do São Francisco. No trecho situado no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, várias máquinas e profissionais de diversos órgãos, inclusive o Exército, trabalham para garantir a entrega da obra na próxima sexta-feira, dia 15. A interrupção do tráfego de veículos no trecho da BR 101, que corta a região, foi necessária para que o novo duto, instalado na ponte construída com a duplicação, fosse interligado a antiga estrutura.

“Foi uma fatalidade e o que tem que ser feito agora não é chorar o leite derramado. Vamos trabalhar para responder com seriedade e muito respeito à população da Grande Aracaju. Acredito que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e todos os órgãos estão trabalhando muito bem no sentido de resolver o problema emergencial, que é levar água para quase 1 milhão de sergipanos”, declarou o governador.

Jackson Barreto disse estar satisfeito com o andamento das obras e pela atuação de todos órgãos, que incluem o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Defesa Civil e secretarias de Estado.

“Hoje é um dia de domingo e estamos todos aqui. Estava no Rio Grande do Norte, na reunião com os governadores, cheguei e vim oferecer minha contribuição e solidariedade aos meus companheiros de trabalho e à população. Fico extremamente satisfeito em ver todo mundo trabalhando neste multirão para que o povo não venha a sofrer”, destacou Jackson.

Alguns moradores da Grande Aracaju também visitaram as obras emergenciais e disseram que gostaram de ver que a construção já estava em andamento. Para o presidente da Associação de Moradores do Bugio, Aragão Barroso, o fato do governador ter ido acompanhar as obras é animador, e demonstra que o Estado está determinado a solucionar o problema. “Estou otimista. Torcemos para que tudo dê certo. Aproveito para parabenizar o Governo, que sabe que a população da periferia necessita de água. Depois daqui vou me reunir com a comunidade e informar o que vi”, disse.

O morador do bairro Veneza, José Angelo Silva, também está otimista e acredita que o trabalho para implantação da adutora provisória deve terminar antes de sexta-feira. “As obras estão fluindo bem. Gostei que o governador veio acompanhar de perto o problema do povo e não ficou no gabinete. O Estado e as secretarias têm competência para realizar as obras”, ressaltou.

 

Estado de emergência

O governador informou que nesta segunda-feira, dia 11, será decretado estado de emergência e que será elaborado um documento solicitando recursos ao Governo Federal. O objetivo do pedido é facilitar a obtenção de equipamentos e a contratação de pessoal e de tudo o que for necessário para andamento das obras de reparação da adutora.

Com relação às aulas, Jackson Barreto reforçou que elas permanecem nesta segunda, mas que a partir de terça-feira estão suspensas.

 

Obras

Ainda nesta segunda, o governador informa que haverá uma discussão sobre o projeto definitivo das obras e também sobre o orçamento necessário. “Ainda não sabemos quanto será gasto com a obra. Acredito que o fundamental agora é tocarmos a construção da adutora provisória. O que estamos fazendo aqui é com rapidez e, acima de tudo, com compromisso ao nosso povo. Vamos cuidar de forma emergencial do problema e depois discutir os detalhes”, enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, cerca de 200 pessoas de diversos órgãos estão envolvidas nas obras. “Todo mundo se somou e isso é o mais importante. Ao invés de estarmos procurando um culpado, todo mundo se uniu para resolver o problema”, pontuou, acrescentando que, seis horas após o registro do acidente, já havia estrutura montada para iniciar a construção emergencial.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) também está presente no trecho das obras. Segundo o secretário Valmor Chagas, o órgão vai atuar aterrando e asfaltando pedaços da BR 101 que foram retirados para a colocação de dutos. Após esta ação, será realizado um novo estudo para avaliar qual tipo de obra será realizada no local.

 

Abastecimento de unidades de saúde

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) já foram abastecidos neste domingo com água transportada por carros pipa, segundo conta o secretário de Saúde, José Sobral. “A Deso tem dado apoio total. Vamos trabalhar com os hospitais do município vizinhos, inclusive os de Aracaju, o zona norte e sul, e os postos para que não haja sobrecarga na linha de saúde, e que tudo flua com normalidade”, afirmou.

Com relação ao estado de saúde das quatro pessoas acidentadas, José Sobral informa que três deles estão melhores, e, inclusive, com expectativa de alta. Apenas a vítima que teve traumatismo craniano leve está entubada na ala vermelha do Huse, mas segue estável. “Ela já foi liberada pelo neuro, está sendo acompanhada e estabilizada sem dificuldades. Esperamos que se recupere logo e possa ter alta”, disse.

Devido a morte de alguns animais que também foram vítimas do acidente, o Corpo de Bombeiros está fazendo varreduras no local. O objetivo é realizar a destinação correta dos cavalos que ainda não foram resgatados.

Enviado pela assessoria

joedson: