body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Valadares Filho pede retomada do crescimento econômico

O deputado Valadares Filho (PSB-SE), em pronunciamento feito hoje (09/03), na tribuna da Câmara, manifestou preocupação em relação ao baixo crescimento da economia brasileira e destacou os efeitos danosos que esse baixo desempenho das atividades produtivas pode provocar. Segundo o deputado, os mais pobres ficam mais pobres e a classe média vem assistindo sua renda cair.

“O resultado dessa combinação perversa são o desemprego e a alta taxa de juros: com isso, o consumo das famílias diminuiu 4,2%, em 2016; e já havia caído em 2015, em 3,9%”, ressaltou o parlamentar.

O deputado do PSB de Sergipe, pronunciou-se motivado pelo fato de o PIB per capita haver caído 9,1%, de 2014 aos dias de hoje, de acordo com o IBGE. Os dados oficiais também apontam que o índice de desemprego é mais elevado do que aquele observado nos anos 1990.

“Nesse começo de 2017, são 12,3 milhões de desempregados; o equivalente à população da cidade de São Paulo; ou o correspondente a quase seis vezes a população de Sergipe. O número de desempregados é 36% maior do que o observado no final de 2015, quando eram nove milhões os brasileiros sem emprego. E na comparação com os três últimos meses de 2014, no começo da crise, o desemprego quase dobrou, desde então”.

Valadares Filho ressaltou que os segmentos mais empobrecidos e vulneráveis da população são os mais atingidos desfavoravelmente pelo curso atual da política econômica. “Os mais prejudicados são os mais pobres, a curto prazo e, a médio prazo, a crise também afeta a classe média em função da perda de emprego”.

Valadares Filho cobra do Poder Executivo medidas para colocar um fim à recessão e diz que é hora de o “Presidente Michel Temer responder a esse desafio com a força proporcional à dimensão da crise”. O parlamentar também destacou que, com a inflação já em queda, “os juros precisam baixar e serem adotadas de imediato outras medidas para a retomada do crescimento econômico”.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 15/03/2017 20:00

Universo Político: