body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Valadares Filho defende interesses de Sergipe junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas

Pela ampliação das áreas beneficiadas com os projetos de irrigação e a construção e recuperação de obras de captação e acumulação de águas subterrâneas no Estado de Sergipe. Essa foi a defesa feita pelo presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), deputado Valadares Filho (PSB-SE), durante audiência pública, que ocorreu hoje (18/04), com a presença do presidente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Angelo Guerra.

Valadares Filho indagou do presidente do Dnocs a respeito das providências que estão sendo tomadas para que o órgão supere as deficiências em relação à falta de pessoal e de recursos; providências necessárias para dar continuidade aos projetos em andamento e para iniciar novas ações para atender as demandas provenientes da forte seca que atinge o Nordeste brasileiro há cerca de sete anos.

“Quais as medidas estão sendo adotadas para resolver questões como contingenciamento de recursos, falta de pessoal técnico especializado e falta de recursos para custeio? ” Perguntou Valadares Filho.

Angelo Guerra ressaltou que o maior problema enfrentado pelo Dnocs é, de fato, a falta de recursos para despesas de custeio. “Falta recurso para até pagamento de diárias e combustível”.  O presidente do Dnocs respondeu que está em contato com o Ministério da Integração, buscando uma solução para a questão. No entanto, a liberação de recursos envolve decisões de outras pastas, como o Ministério da Fazenda e do Planejamento; e que as negociações estão em andamento, mas o que tem ocorrido é que se consegue liberar somente cerca de 50% dos recursos previstos no orçamento.

Valadares Filho ressaltou a necessidade de agilizar a liberação de recursos para o Dnocs e disse que, na próxima semana, a Comissão de Integração vai receber o Ministro da Integração para uma audiência pública; e que, nessa ocasião, vai reforçar o pedido do Dnocs.

O deputado Valadares Filho também aproveitou a ida a Brasília do presidente Dnocs, Angelo Guerra, do coordenador estadual do Dnocs em Sergipe, Anaílton Ribeiro; e do deputado estadual, Luciano Pimentel (PSB) para tratar dos assuntos específicos de Sergipe ligados à área de atuação do Dnocs.

Antes da audiência pública, Valadares Filho e Luciano Pimentel se reuniram, no gabinete da presidência da Cindra, com os dirigentes do Dnocs para apresentar as demandas do Estado de Sergipe. “São demandas que visam minimizar os efeitos da seca. Entre as elas, estão a construção de açudes e poços artesianos e a distribuição de cisternas para as regiões mais atingidas pela seca.

A audiência pública com o Dnocs é uma das iniciativas do Presidente da Cindra, Valadares Filho, num conjunto de outras providências para fortalecer a integração nacional, sempre olhando para as questões regionais, como é a situação da seca no Nordeste. Na esteira dessa, outras audiências estão serão realizadas. Na próxima semana, será com o ministro da Integração, Helder Barbalho.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 19/04/2017 19:47

Universo Político: