body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Valadares Filho defende continuação do programa Farmácia Popular

O deputado Valadares Filho (PSB) defendeu, nesta quinta-feira, dia 17, em pronunciamento feito na Câmara Federal, a continuação do programa do Governo Federal Farmácia Popular. Segundo o deputado, se trata de um programa social que disponibiliza mais de 100 medicamentos vitais usados para o tratamento de pacientes com diabetes, hipertensão, úlcera gástrica, asma, depressão, verminoses, enxaquecas, cólicas, inflamações, queimaduras, alcoolismo e até a concessão dos anticoncepcionais.
Valadares Filho destaca que, devido à distribuição de medicamentos, o Farmácia Popular é um programa que previne internações hospitalares, um dos itens que mais caros do Orçamento Federal para Saúde.

“O programa é caracterizado pela prevenção do agravamento de muitos problemas de saúde de forma a reduzir os gastos com tratamentos mais especializados e especialmente com internações”, destaca o deputado.
Para o Governo, a desativação do programa vai trazer economia para os cofres públicos. Mas, Valadares Filho discorda e ressalta que o Farmácia Popular é um programa “que, ao contrário, promove economia para os cofres públicos e o corte dos recursos destinados a esse programa, em curto e médio prazos, vai se ter uma despesa bem maior do que a que se tem com o programa.”

Valadares Filho aponta que os idosos e os mais carentes serão os mais prejudicados com essa decisão do Governo Federal. “As doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão incidem muito mais nas pessoas idosas”.
O deputado finaliza dizendo que o “fechamento das farmácias populares é um grande retrocesso para a saúde pública do Brasil”.

Enviado pela assessoria

Modificado em 18/08/2017 07:25

Universo Político: