body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Valadares: “Albano é um dos melhores homens públicos de Sergipe e do Brasil”

Ao entregar ao empresário Albano Franco o Diploma José Ermírio de Moraes, o senador Antônio Carlos Valadares deixou o homenageado bastante emocionado. Ele declarou que estava “feliz pelo privilégio de estando neste momento no Senado, promover esta justa homenagem à figura monumental que é Albano Franco, um dos melhores homens públicos de Sergipe e do Brasil, pelo seu brilhantismo, eficiência e comprometimento com o desenvolvimento econômico, sensibilidade e preocupação com o social”.

A sessão solene que aconteceu no final da manhã desta terça-feira (26), no Plenário do Senado, sob a presidência do senador Renan Calheiros, foi prestigiada por expressivas personalidades sergipanas, lideranças empresariais, familiares e amigos dos homenageados, autoridades nacionais e senadores. Além de Albano Franco, foram homenageados os empresários Alberto Sicupira, da Inbev; Nevaldo Rocha, do Grupo Guararapes; João Tenório, da Pajuçara Comunicação, Armando Monteiro Filho, da Noraço e Antônio Ermírio de Moraes, in memoriam, do Grupo Votorantim.

Na abertura da 81ª sessão especial, o senador Renan Calheiros elogiou a escolha dos agraciados pelo Conselho Diretor do Diploma, criado em 2010 para homenagear empresas e empresários que contribuíram para economia nacional e o progresso do país. Ao destacar individualmente os homenageados, ele ressaltou que Albano Franco descende de família, sob a liderança de seu saudoso pai, Augusto Franco, com forte presença na economia e na política sergipana, que marcou com competência e dedicação sua passagem pelas funções que exerceu, entre elas, a Presidência da Confederação Nacional da Indústria, entidade da qual é conselheiro emérito.

Por delegação do presidente Renan Calheiros, coube ao senador Valadares, autor da indicação da homenagem a Albano Franco, fazer a entrega do diploma. Além de destacar as qualidades do homenageado, ele ocupou parte de sua fala para enaltecer a figura de Augusto Franco, que considera “como um dos maiores empreendedores da História de Sergipe, com grande visão de futuro como empresário e homem público, responsável por uma das mais eficientes e realizadoras administrações”, dando como exemplo a Adutora do São Francisco, “cuja importância fundamental ficou evidente agora quando do acidente que resultou no seu rompimento”, afirmou.

O empresário Albano Franco agradeceu ao senador Valadares e aos membros do Conselho do Diploma e dedicou seu discurso também para destacar a trajetória do empresário José Ermírio de Moraes, patrono do Diploma e, em especial, do seu filho, o empresário Antônio Ermírio de Moraes, falecido em agosto do ano passado. Para Albano, Antônio Ermírio foi o melhor empresário do Brasil e, como empresário o melhor exemplo de apóstolo da solidariedade. Ele lembrou a presença do Grupo Votorantim em Sergipe, que em seu governo, ao duplicar a fábrica de cimento, em Laranjeiras, transformou Sergipe no segundo maior produtor nacional desse importante insumo.

Presentes

A solenidade, que durou mais duas horas, foi bastante prestigiada. O Plenário do Senado ficou completamente ocupado e, entre os presentes, os três representantes de Sergipe na Casa, Antônio Carlos Valadares, Eduardo Amorim e Maria do Carmo, os deputados federais Valadares Filho, Adelson Barreto e Fábio Mitidieri. Entre as personalidades nacionais presentes, os ministros do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, Guilherme Palmeiras e Aldo Alencar Rodrigues, o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Humberto Martins e o ministro Gilberto Ochi, da Integração Nacional. Presentes ainda, os senadores Aécio Neves, Fernando Collor, Garibaldi Alves, Agripino Maia, Teotônio Vilela, Tarso Jereissati, Douglas Cintra, Marta Suplicy e Humberto Costa.

De Sergipe, marcaram presença o presidente da Assembléia, Luciano Bispo, prefeito de Aracaju, João Alves Filho, além de prefeitos de municípios do interior, deputados estaduais Paulinho Filho, Augusto Bezerra, Zezinho Guimarães, conselheiro Carlos Pina, do TCE; o secretário de Desenvolvimento, Francisco Dantas, que representou o governador Jackson Barreto; o secretário Jorge Araújo, o presidente Eduardo Prado, da Federação das Indústrias, além de dezenas de amigos e familiares de Albano, entre eles, seus filhos Ricardo e Adélia, seus irmãos Walter e Maria Amélia e o cunhado Estácio Bahia, que representou a Academia Sergipana de Letras.

Enviado pela assessoria

Modificado em 27/05/2015 18:41

joedson: