body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Unale reúne Conselho Gestor em Brasília

O Conselho Gestor da Unale se reuniu nessa quarta-feira (12), na sede da Entidade, em Brasília, para a avaliação e aprovação das contas da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorreu em Recife (PE), e para o encerramento do exercício fiscal de 2012.

Este foi o primeiro encontro comandado pelo novo presidente da entidade, deputado Venâncio Fonseca (PP-SE). O parlamentar falou dos objetivos de sua gestão. Segundo ele uma de suas principais metas é promover a discussão sobre o aumento do repasse para a saúde pela união, que atualmente não possui um valor definido.

“Existe uma obrigação constitucional para os estados e o Distrito Federal investirem 12% de suas receitas próprias em saúde, enquanto que os municípios são obrigados a investirem 15%. Já a União pode investir o quanto quiser, desde que respeite o valor empenhado no ano anterior. Isso é desigual, é injusto e, como legisladores, nosso maior desafio será fiscalizar e cobrar a fixação um sistema de saúde cada vez mais racional”, afirmou o presidente.

Ainda nesta quarta-feira (12), Venâncio Fonseca participa de uma reunião com Eduardo Levy, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal – SindiTelebrasil. Entre os assuntos está o apoio à criação das Comissões Parlamentares de Inquérito – CPI da Telefonia – nas Assembleias Legislativas de todo o Brasil – onde o serviço telefônico apresenta problemas.

Estiveram presentes na reunião do Conselho Gestor da Unale os deputados Sérgio Leite (PE), Artagão Júnior (PR), e José Luis Tchê (AC), além do diretor da Unale, Lauri Gish e dos membros do conselho, Fabiano Geremia e Evaldo Bazeggio.

 

Por Carlos Lopes, da Ascom Unale

Modificado em 12/06/2013 16:35