body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

UFS lança Fóruns Permanentes

No próximo dia 17, a Universidade Federal de Sergipe lançará dois instrumentos de integração com a comunidade. O primeiro será o Fórum Social Permanente, responsável pela instituição dos Observatórios Sociais, que funcionarão a partir do trabalho de comissões permanentes ou temporárias. O outro mecanismo de conexão com as demandas sociais será o Fórum Permanente das Licenciaturas, que auxiliará a Pró-Reitoria de Graduação e outros setores na formulação e implementação de políticas para o ensino das licenciaturas na UFS.

Conferência e Honoris Causa

O início das atividades dos Fóruns será marcada por uma conferência do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, que terá como título “Para uma Universidade Polifônica: entre conhecer e reconhecer”. Na ocasião, também será concedido a Boaventura o título de Doutor Honoris Causa. Todo o evento será transmitido em tempo real pelo Canal da UFS no Youtube.

Boaventura é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e NotávelAcadêmico Jurídico (Distinguished Legal Scholar) da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-MadisoneGlobal Acadêmico Jurídico(Global Legal Scholar) da Universidade de Warwick. É também diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

“O direito dos oprimidos”

Ainda no dia 17, o sociólogo português lançará o livro “O direito dos oprimidos”. Conforme sinopse da editora, o livro”foi a sua tese de doutoramento, defendida em 1973 na Universidade de Yale (EUA). Nele, constituiu uma análise sociológica do direito informal e da resolução de litígios na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro. Em tempos de ditadura militar, deu ao local o nome fictício de Pasárgada, retirado de um poema de Manuel Bandeira, para não identificar a comunidade que generosamente o tinha acolhido. É a primeira vez que a tese é publicada em português.”

 

Enviado pela assessoria da UFS

joedson: