body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

TV Câmara inicia transmissão de aulas para alunos da rede pública de Aracaju

Nesta segunda-feira, dia 17, a TV Câmara (canal 48.2), emissora do Legislativo Municipal, iniciou a transmissão de conteúdos educacionais aos alunos matriculados na rede de ensino de Aracaju, anos finais do ensino fundamental, durante o período de suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia da covid-19. A iniciativa é da Prefeitura, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

O material será exibido na TV Câmara de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h40, e integra o projeto “A escola vai até você”, portal disponibilizado à comunidade escolar no site da Prefeitura. A iniciativa também deve contemplar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, em breve.

“O objetivo é oferecer conteúdo educacional durante todo o ano letivo de 2020, até que a gente retorne presencialmente. A gente quer levar e ampliar as opções para que as crianças recebam conteúdos educacionais e não fiquem excluídas do direito de aprendizagem. Há pessoas quem têm dificuldade de conectividade, de acesso à internet, mas TV é democrática, ela chega nas casas”, afirma a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Segundo Cecília, a Seduc disponibilizou os conteúdos e essa parceira, que inclui a TV Câmara, “possibilita levar conteúdos educacionais a todas as crianças da rede municipal de Aracaju”, destaca a secretária, ao frisar que o material da TV Câmara estará disponível no portal “A escola vai até você”.
“Mesmo que a criança perca o conteúdo da TV Câmara, ela pode ver neste portal quantas vezes quiser. O aluno assiste em casa. Se for necessário, a gente faz readequação de conteúdo ou repete o conteúdo para reforço de algumas crianças. É um processo constante de avaliação e de acompanhamento”, complementa.

Nova experiência

Marcos Barbosa é diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, situada no bairro Atalaia, zona Sul da capital, que, atualmente, tem capacidade para 300 alunos. Ele conta que, como não há uma perspectiva de volta às aulas presenciais, foi a maneira de oferecer conteúdo ao alunos. “Todos têm TV aberta em casa. As escolas, inclusive, já fizeram a divulgação nos grupos dos alunos e dos pais nas redes sociais”, coloca.

A diretora da Emef José Conrado de Araújo, situada no bairro São Conrado, Carla Cristina Gonçalves, diz que o vínculo do aluno com a escola continua mantido. “Neste momento de pandemia, isso é o mais importante, para que eles se sintam próximos também aos conteúdos e aprendizagem, com toda a formatação que é possível fazer neste momento, no sentido de deixar as aulas mais atrativas, inclusive mais próximo dos professores, dos colegas, através da interação da rede social”, afirma, ao revelar que a escola funciona em três turnos e são matriculados mais de 1.000 alunos.

Opinião semelhante tem Izabel Cristina Campos, gestora da Emef Laonte Gama, localizada no bairro Santa Maria. “A TV é um reforço para otimizar esse processo”.

Modificado em 18/08/2020 15:39

Universo Político: