body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

TV Atalaia reafirma compromisso com o SINDIJOR em contratar apenas jornalistas diplomados

Dando continuidade ao calendário de visitas às empresas de comunicação, a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) visitou nesta quarta-feira (21) o Sistema Atalaia de Comunicação (Rádio e TV Atalaia e Portal A8). Os diretores do SINDIJOR foram recebidos pelo presidente do Sistema Atalaia de Comunicação, Walter Franco; pelo superintendente Augusto Franco Neto, e pelo diretor de Jornalismo, Marcos Cardoso.

Na reunião com a diretoria da Rádio e TV Atalaia, os representantes do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Sousa (presidente), Edmilson Brito (vice-presidente) e Joedson Telles (diretor jurídico e de saúde), discutiram sobre regulamentação da profissão e convenção coletiva da categoria.

Além de salientar os diretores do Sistema Atalaia de Comunicação da importância em cumprir a Convenção Coletiva dos Jornalistas, a Direção do SINDIJOR observou que não admitirá, por exemplo, a contratação de pessoas que não sejam formadas em Jornalismo para ocuparem funções e atividades privativas de jornalistas.

Para o diretor jurídico e de saúde, Joedson Telles, a reunião foi importante para conscientizar os empresários que o sindicato está atento à legislação e não aceitará nenhum tipo de irregularidade.

“Os diretores da TV Atalaia nos atenderam muito bem e concordaram que o jornalista diplomado é o único profissional realmente habilitado e capacitado a exercer com segurança a nossa profissão. Esse entendimento deles reforça o entendimento do próprio Marcos Cardoso, diretor de Jornalismo da emissora, e que é um jornalista que saiu dos bancos da faculdade de Jornalismo. Esperamos que esse respeito aos jornalistas formados continue, para o bem da empresa e para a manutenção da boa relação com o SINDIJOR”, observa Joedson.

O vice-presidente do sindicato, Edmilson Brito, avaliou como produtiva a reunião e reforçou o compromisso de toda a Diretoria: respeito à regulamentação e valorização profissional.

“A valorização da categoria se dá de várias formas e uma delas é o compromisso das empresas em contratarem apenas jornalistas diplomados. E, a partir do momento em que conseguimos incluir na Convenção Coletiva do ano passado um artigo tornando essa contratação compromisso do sindicato patronal, não temos a menor dúvida que estamos trabalhando para a valorização da profissão. Com a união da categoria e o compromisso com um Jornalismo de qualidade nós vamos avançar muito mais”, analisa Edmilson.

De acordo com o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, a visita aos veículos de comunicação visa aproximar ainda mais o sindicato da categoria e reafirmar com os patrões o compromisso assumido nas negociações coletivas.

“Uma reunião muito produtiva. Além de conversar com os diretores das empresas de comunicação, a ideia é também aproximar o sindicato da categoria, tirando dúvidas e ouvindo possíveis reclamações. Nesta visita a TV Atalaia, nós aproveitamos para deixar claro aos seus diretores que não aceitaremos nenhum desrespeito a nossa profissão e que essa boa relação com os veículos dependerá muito mais deles do que de nós, jornalistas. Portanto, é importante que o jornalista denuncie ao SINDIJOR qualquer irregularidade em seu local de trabalho. A participação dele é indispensável para avançarmos no processo de valorização da classe”, salienta Paulo.

Na visita ao Sistema Atalaia de Comunicação, os diretores do SINDIJOR aproveitaram para elogiar a direção da TV Atalaia pela contratação do jornalista Marcos Cardoso para dirigir o Departamento de Jornalismo da emissora afiliada da Rede Record.

Enviado pela assessoria

Modificado em 21/01/2015 20:03

joedson: