body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Turismo religioso sergipano ganha força com ações do governo estadual

O Caminho dos Peregrinos de Divina Pastora “Padre Raimundo Cruz” este ano receberá os fieis com muito mais luz. Depois de reconhecer a Peregrinação ao Santuário como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, através do Decreto 28.884 de 09 de setembro de 2014, o governador Jackson Barreto inaugura nesta sexta-feira, 16, a iluminação da Rodovia SE-160, no trecho que liga as cidades de Riachuelo e Divina Pastora. Com a obra, o governo atende um anseio antigo dos moradores e visitantes que há 56 anos fazem da romaria um dos principais caminhos de fé do Nordeste.

Os organizadores esperam cerca de 150 mil peregrinos até o domingo 19, ponto alto da importante festa religiosa e também atração do turismo religioso de Sergipe. A peregrinação se estende por 9,2 km entre a matriz de Riachuelo e o santuário de Divina Pastora e este ano, com a via totalmente iluminada, os romeiros terão mais segurança no período noturno, assim como motoristas e demais usuários da via. A intervenção do governo contemplou os oito quilômetros da rota que não eram iluminados.

“Fizemos todo o projeto de iluminação desde Riachuelo até Divina Pastora, para dar mais segurança aos peregrinos e moradores da região. Tenho certeza que a população está muito satisfeita”, disse o governador Jackson Barreto.

A obra orçada em R$ 920.633,28 integra o Programa Sergipe Cidades e incentiva o turismo religioso no interior sergipano, mas não foi a única ação governamental neste segmento. Exemplo disso é o empenho pessoal que o governador Jackson Barreto tem empreendido, juntamente com a Arquidiocese, para conseguir recursos para a restauração da Catedral Metropolitana de Aracaju, um símbolo de religiosidade e de história que passa por uma completa restauração.

Além disso, ele também instituiu o evento religioso evangélico Sermão do Monte no calendário festivo de Sergipe. A assinatura da lei de número 7833 ocorreu durante o evento, na Semana Santa em abril deste ano, na Orla de Atalaia. Como incentivador da atração pela fé de novos visitantes ao estado, Jackson também prestigiou em 2013 a inauguração do complexo religioso do Monte Carmelo, em Carmópolis, Leste de Sergipe.

A peregrinação

A peregrinação à Divina Pastora é um fenômeno religioso que teve origem em 1958, quando, ao retornar da França, Padre Luciano Cabral Duarte, inspirado nas peregrinações à Catedral de Chartres, realizou juntamente com um grupo de jovens da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, Peregrinação da Paróquia de Riachuelo ao Santuário de Divina Pastora. No primeiro ano foram cerca de 50 peregrinos, no segundo ano, o número quadruplicou. A peregrinação cessou por alguns anos, retornando a partir de 1972, quando Dom Luciano Cabral Duarte já era Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju. A peregrinação teve no Padre Raimundo Cruz, falecido em julho de 2014, e homenageado com seu nome na via, o seu grande propagador.

De acordo com o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Carlos Fernandes de Melo Neto, o projeto é a realização de um sonho da população e que o Governo do Estado não poderia dar um presente melhor aos religiosos. “Divina Pastora é a cidade com o maior número de peregrinações religiosas do estado. Todos nós sabemos a importância desta peregrinação realizada no mês de outubro e das outras 10 que acontecem no outros meses do ano para os milhares de fiéis, pagadores de promessas e romeiros de várias partes do país. Ao concluir o projeto de iluminação pública, o governo propiciará mais segurança aos moradores e deixará muito mais bonita a mais famosa romaria da Terra da Fé, como é conhecida a cidade”, afirma o secretário.

Enviado pela Secom do Governo do Estado

joedson: