body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Tudo pronto para o Pedalando Aracaju

Começou às 9h e segue até às 17h de hoje, sábado, 03, a entrega dos kits para o Pedalando Aracaju. A etapa local do passeio ciclístico que acontece amanhã, simultaneamente, em 27 cidades brasileiras, é uma realização do Sest/Senat que visa a promoção de hábitos saudáveis entre os trabalhadores em transporte e da comunidade em geral. É o que explica o diretor adjunto do Sest/Senat Nacional e da CNT – Confederação Nacional do Transporte Aloísio Carvalho.

“O pedalando vem de uma necessidade levantada por nosso departamento de ação social de reduzir os índices do sedentarismo entre os trabalhadores em transporte que, atualmente, é muito alto. Para isso, no ano passado, criamos um circuito de rua, com uma média de cinco mil pessoas participantes em 14 unidades no Brasil. Esse ano, lançamos o Pedalando nas nossas 27 unidades. Com isso, queremos dizer ao nosso público: venham praticar esporte porque esporte é saúde”, explica Aloísio.

E a ideia é que esse projeto se amplie e seja ainda maior nos anos seguintes. “Abrimos 700 vagas esse ano, mas nossa ideia é ampliar as inscrições em 2016, pois a adesão superou as nossas expectativas. Ainda não deu para sentir os efeitos na saúde dos nossos colaboradores, mas temos a convicção de que, ao longo do tempo, as medidas irão gerar uma redução do número de atestados médicos e do número de pessoas que começaram a praticar exercício físico regularmente”, informa ele. De acordo com Aloísio, a perspectiva é ampliar, no próximo ano, para 1500 inscrições do passeio ciclístico em Aracaju e ainda trazer para a capital sergipana o circuito de rua.

 

Benefícios

Já ciente dos benefícios para a saúde da prática da atividade física, o motorista da Atalaia Transportes, Valdo Soares, 54 anos, não abre mão das suas pedaladas. “Desde criança a bicicleta faz parte da minha vida. Uso no dia a dia e adoro fazer passeios. Não saio de casa para pedalar menos de 50 quilômetros. Gosto muito de ir em direção à praia”, conta ele. Muito bem disposto, ele diz que a atividade ajuda a amenizar os incômodos provocados pelas muitas horas diárias que passa sentado, no exercício da profissão.

Mas, conforme apontam as estatísticas, apesar dos benefícios, ainda são poucos os que possuem essa mesma disposição. “Infelizmente, tenho poucos colegas que se exercitam e vivem se queixando de dores”, afirma o motorista que já está incentivando a esposa e a filha a tomar gosto pela pedalada também. “Amanhã trarei a minha esposa para o passeio. Fiz a inscrição dela e já estou com nossos kits. Depois será bem interessante, como atividades recreativas, sorteios e atrações. Vamos aproveitar bastante o dia”, planeja ele.

É isso mesmo, enquanto o pessoal faz o percurso do passeio, quem ficar nas dependências do Sest/Senat poderá aproveitar toda a estrutura de lazer do espaço, que é composta de quadra de esportes, piscina, campo de futebol, quiosques e área verde. No retorno do passeio, haverá show, aulas recreativas e distribuição de brindes.

Outro rodoviário que pretende trazer a família para o passeio é Wagner Braz, auxiliar de auditoria da Viação Progresso. Ao lado da esposa, já com o kit em mãos, ele informa que ficou sabendo do passeio pelo Facebook e, como já tem o costume de participar de eventos desse gênero, logo se interessou por fazer a inscrição. “É bem divertido, uma forma de lazer e de atrair amigos”, diz ele. A esposa, Lívia Carla, que é professora, diz que aproveita tais ocasiões para levar à sala de aula o incentivo ao esporte.

Assim como Wagner, a maquiadora Letícia Menezes, 25 anos, também ficou sabendo do passeio pela rede social. Ela faz uso da bicicleta como meio de transporte há três anos e há três semanas resolveu se juntar a um grupo de ciclistas do Facebook. Desde então, não perde mais nenhum evento que envolva uma boa pedalada. “As pessoas são muito animadas e receptivas. Trocamos informações e nos inscrevemos em todos os passeios que estão ocorrendo na cidade. Com isso, tenho conseguido fazer novos amigos e melhorar o meu condicionamento físico”, diz ela.

 

Recomendações

Para os que forem participar do Pedalando, a recomendação é chegar a partir das 7h, pois, impreterivelmente, às 8h, será dada a largada. É indicado levar o squeeze (item que faz parte do kit do participante, juntamente com camisa, número de peito e sacola) cheio de água, assim como corrente e cadeado para guardar a bicicleta após o passeio. Também é sugerido o uso dos equipamentos de segurança, como capacete, luvas e joelheiras, e do protetor solar.

Universo Político: