body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

TRE proíbe Valadares Filho de divulgar vídeo contra Belivaldo

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), em decisão assinada pela Juiz Brígida Declerc Fink na noite desta terça-feira, 23, proibiu ao candidato Valadares Filho de exibir o vídeo de propaganda eleitoral cujo conteúdo repassa ideia caluniosa e difamatória de que o candidato Belivaldo Chagas, que disputa a reeleição, “estaria ameaçando “perseguir quem votar contra ele”.

“Evidente não se tratar de mera crítica pessoal ou à administração, e sim uma insinuação de cometimento de crime de ameaça, sem qualquer demonstração de plausibilidade de que tais ameaças estejam realmente ocorrendo”, afirmou a juíza eleitoral em sua decisão.

A Justiça Eleitoral acatou os argumentos apresentados pela coligação de Belivaldo, os quais apontaram que as insinuações feitas pelo candidato Valadares Filho, em inserções do horário eleitoral gratuito e replicada no Facebook e no Instagram, tratam-se mais uma fake news inventada para tentar macular a honra do governador.

Em seu despacho, além de determinar que o candidato Valadares Filho se abstenha de voltar a veicular tal vídeo, sob pena de multa diária no valor de R$30 mil, notificou o Facebook e o Instagram para que promovam a remoção imediata das postagens que contenham a peça publicitária já impugnada, e ainda concedeu a Belivaldo exercício ao direito de resposta.

A decisão, soma-se outras 11 proferidas pela Justiça Eleitoral, apenas nesse segundo turno das eleições, nas quais a coligação de Belivaldo conseguiu provar a prática da divulgação de fake news, de forma sistemática, por parte do candidato Valadares Filho.

Revista VEJA corrige fake news sobre apoio de André a Belivaldo

Na última quinta-feira (18), o jornalista Maurício Lima publicou no site da Revista Veja – Coluna Radar -, a notícia falsa, conforme já comprovado pela Justiça Eleitoral, de que o deputado André Moura atua na campanha de Belivaldo Chagas nesse segundo turno das eleições.

Após advertido acerca do erro cometido, o colunista atualizou à nota para acrescentar a negativa de André sobre essa notícia falsa, e destacou que o deputado, por meio de sua assessoria de imprensa, se posicionou sobre seu apoio no segundo turno, que é, unicamente, para o candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

Desta forma, a coligação encabeçada por Belivaldo Chagas prova à população de Sergipe, a tentativa fracassada de setores da oposição em tentar enganar o eleitorado sergipano e macular a imagem do candidato que disputa à reeleição.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 24/10/2018 20:30

Universo Político: