body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Trabalho preventivo e respostas rápidas foram essenciais na diminuição dos efeitos das chuvas, diz Edvaldo

O Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 23, para avaliar o impacto das chuvas sobre a cidade no último final de semana e discutir o fortalecimento das ações da administração para enfrentamento dos efeitos do período chuvoso durante os próximos meses. O prefeito Edvaldo Nogueira, que convocou a reunião, se disse muito satisfeito com a atuação de toda a equipe da gestão ao longo do sábado, 21, quando o acúmulo de chuva chegou a 60 mm.

“O resultado do trabalho planejado foi extremamente positivo. A ação preventiva de limpeza dos canais e de desobstrução dos bueiros deu as condições para que houvesse uma redução significativa dos alagamentos. A forma como a cidade suportou as chuvas no último sábado e a experiência do ano passado mostram claramente uma diferença. Demos resposta rápida. Pontos onde geralmente havia inundações se comportaram dentro da normalidade. A cidade respondeu diferente. Isto mostra que o nosso Plano de Contingenciamento está funcionando bem”, afirmou o prefeito.

Edvaldo, no entanto, destacou que as equipes devem se manter atentar e buscando meios de tornar o serviço ainda mais efetivo e eficiente. “Não podemos nos dar por satisfeitos. Vamos continuar alertas, discutindo formas de como melhorar e avançar mais, fortalecer o trabalho de prevenção e envolver mais a comunidade. Não estamos imunes a situações de dificuldades em caso de grandes chuvas, mas temos que estar prontos para dar respostas rápidas”, reforçou.

Presente na reunião, o coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, parabenizou o prefeito e sua equipe pelo trabalho desenvolvido na cidade. Na oportunidade, ele fez uma apresentação sobre a previsão do comportamento do clima em Aracaju nos meses de maio, junho e julho. “A perspectiva é de máxima de chuvas em maio. Trabalhamos com a previsão de 650 mm de chuvas nos próximos meses, acima da média”, frisou.

Ainda durante a reunião, foi realizado um simulado de bancada do Plano de Contingenciamento, cujo objetivo foi discutir as ações de todas as secretarias envolvidas no sentido de mitigar (para diminuir a intensidade das consequências de eventuais desastres) e dar respostas rápidas. O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Silvio Prado, fez uma apresentação do que já está planejado para cada setor da prefeitura poder realizar em casos de chuvas mais intensas. Para o secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, “o trabalho conjunto tem sido essencial para o sucesso das ações do plano”.

A vice-prefeita Eliane Aquino, os secretários municipais e técnicos das pastas participaram da reunião.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 23/04/2018 20:25

Universo Político: