body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Técnicos e secretários municipais participam de capacitação sobre o Plano de Carreira

Os técnicos e secretários municipais de Educação de todo o estado participaram na manhã desta quarta-feira, 31, de uma capacitação promovida pelo Ministério da Educação (MEC) sobre Plano de Carreira do Magistério. O evento foi realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto, em Aracaju.

De acordo com a representante do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seed e coordenadora estadual da Rede de Assistência Técnica para elaboração ou adequação dos Planos de Carreira e Remuneração (PCR), Priscila Silva Santos, o objetivo da formação é capacitar os técnicos e gestores municipais para avaliar a situação do Plano de Carreira de cada município.

“É importante equilibrar o nível de conhecimento de todos os municípios. O intuito maior é valorizar o profissional da educação e cumprir a meta 18 do Plano Nacional de Educação, que estabelece que todos os municípios tenham o seu plano de carreira”, pontuou ela.

A coordenadora explicou ainda que a iniciativa do curso de formação é do MEC, que capacitou a representante da Seed e avaliadores educacionais indicados pela UNDIME para repassar as informações aos técnicos e gestores municipais.

“O MEC tem um sistema próprio para fazer um diagnóstico da situação de cada município, verificando se tem plano de carreira e se é sustentável. Se algum município ainda não possui, o Ministério da Educação fornece a ferramenta para que possa desenvolver o seu próprio plano”, afirmou.

Adesão

Esse foi o primeiro encontro, que se repetirá uma vez por mês até dezembro. A capacitação contou com a presença do diretor da DRE-1, Welto Santos, da representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Hélia Pinto, e dos avaliadores educacionais Deivesson de Sousa Lima e Marconi César Santana, ambos indicados pela UNDIME.

De acordo com Deivesson, atualmente há cerca de 70 municípios que já fizeram a adesão ao Plano Municipal de Educação. Ele explicou que o Plano Nacional de Educação estabelece que em dois anos os municípios devem elaborar ou adequar seus planos de carreira.

“Estamos fazendo a sensibilização dos que ainda não aderiram e orientando os que já fizeram a adesão para que sejam instituídas as comissões. Cada município precisa ter uma comissão com representantes de segmentos da educação para estudar o plano vigente e fazer as adequações necessárias”, disse.

Enviado pela assessoria

Universo Político: