body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Supermercados já têm programa de rastreamento de agrotóxicos

Identificar os hortifrutigranjeiros com níveis de agrotóxicos não permitidos ou com produtos proibidos, esse é o objetivo da implantação do programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos (Rama) que já está disponível em supermercados da capital.

Uma ação para apresentação do programa à população será montada em dois supermercados que fazer parte do projeto. No dia 4 no Extra Aracaju e no dia 5 no Garbosa Jardins, ambos às 9h.

O Rama consiste em acompanhar os produtos em todas as suas etapas e identificá-los através de uma etiqueta única com um código de rastreamento podendo ser consultado pela internet, no qual se tem toda a cadeia por onde o produto passou e os testes que foram feitos nele para saber os índices de agrotóxicos.

A campanha foi lançada em setembro pela Associação Sergipana de Supermercados para as redes varejistas atendendo a demanda da Vigilância Sanitária e previa seis meses para aparecimento de resultados. “Conseguimos dar agilidade ao processo e atender a essa demanda que é de fundamental importância, visto que meche com a saúde da população”, afirma o presidente da Ases, João Luiz Silva Oliveira.

O programa monitora 19 produtos listados pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa. São eles: abacaxi, alface, banana, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, goiaba, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho, tomate e uva.

 

Enviado pela assessoria