body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

SMTT de Aracaju realiza trabalho diário de educação no trânsito

Com o propósito de evitar acidentes nas vias da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mantém um trabalho diário de educação no trânsito, conscientizando os condutores e pedestres acerca dos cuidados necessários para preservação da vida, dando dicas de segurança.

A equipe conta com diversos profissionais, incluindo um grupo de teatro. Os locais de atuação são escolhidos de acordo com as estatísticas colhidas na SMTT em relação aos índices de acidentes, de forma a se priorizar os pontos com maior registro de problemas.

“Nosso trabalho é diário, tanto com as apresentações nas vias, quanto palestras em escolas e empresas que solicitam. O serviço pode ser acionado pelo número 3179-1450. Além disso, neste momento de pandemia, as dicas de segurança também estão sendo transmitidas via internet ”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Diego Soares.

A manutenção de um trabalho de educação como esse é relevante, ainda que os condutores passem por treinamento na oportunidade em que tiram sua habilitação para dirigir, pois, com o tempo, há um certo relaxamento ou esquecimento de algumas medidas de segurança importantes.

Conforme aponta Diego, a manutenção preventiva dos veículos é fundamental, com a observação dos níveis de óleo e água, a calibragem dos pneus, a regulação do banco do motorista e dos retrovisores, caso o carro seja compartilhado entre outros condutores. Além disso, ele alerta que o uso dos dispositivos de segurança como capacete, cinto e cadeirinha não pode ser esquecido jamais.

Da mesma forma, o motorista precisa estar atento à sinalização e também praticar a direção defensiva, tomando cuidado por si e pelos outros. “As vias se comunicam por meio das placas de sinalização, que devem ser cumpridas. A atenção é imprescindível, olhar o que está acontecendo ao redor, não apenas dentro do veículo”, ressalta o coordenador.

Outro ponto determinante para garantir uma melhor convivência no trânsito é evitar o uso dos aparelhos celulares, tanto pelos condutores quanto pelos pedestres, de maneira que a concentração seja depositada, exclusivamente, nas ações que devem ser tomadas ao se locomover.

Envido pela assessoria/Foto: Sérgio Silva

Universo Político: