body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Sintasa vence na Justiça e agentes de São Cristóvão começam a receber parcela do retroativo

A segunda parte da luta judicial entre o Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) e a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, iniciada em outubro de 2014, em prol dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) do município foi vencida e concretizada desde a última sexta-feira (26), com o pagamento da primeira parcela do retroativo do salário do piso nacional. A primeira parte da luta foi vencida com o pagamento do piso nacional desde janeiro de 2015, quando a lei municipal foi sancionada. Os agentes que recebiam R$ 750,00 passaram a receber R$ 1.014,00, mas restava ainda o retroativo de julho a dezembro de 2014.
“Foi uma vitória dos trabalhadores e do sindicato que não mediu esforços para que o piso nacional virasse realidade e que o retroativo fosse pago. Quando foi o momento de tentar negociar assim fizemos, mas quando foi o momento de fazermos greve, também paralisamos, e quando fomos lutar na Justiça conseguimos essa grande vitória. Depois de tantos esforços e paciência dos agentes, eles começaram a receber suas parcelas”, declarou Augusto Couto, presidente do Sintasa.
O alvará da Justiça veio para o Sintasa e o sindicato faz a transferência para conta dos servidores em cinco parcelas, conforme acordo na Assembleia Geral da categoria. Observa-se que os repasses estão sendo feitos baseados na Folha de Pagamento Suplementar da Prefeitura Municipal de São Cristóvão de janeiro de 2015 e que foi pago no início de fevereiro de 2015, a qual o sindicato recebeu da prefeitura.
“É uma vitória para o sindicato e para os trabalhadores de São Cristóvão. Em outros municípios está demorando, mas esta vitória judicial foi graças a negociação que o Sintasa tomou à frente junto a prefeitura. Hoje, os agentes estão sendo agraciados com o pagamento parcelado”, disse Augusto Couto. O número do processo é 201583000389.

Modificado em 01/03/2016 21:42

Universo Político: