body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Setor de serviços aponta crescimento em vagas de emprego

Laércio: otimismo

O mercado sergipano passa a apontar melhora no cenário do mercado de trabalho, mesmo com queda no número de empregados no início do ano de 2017. Alguns setores da economia sergipana apresentam sinais de recuperação e voltam a ganhar fôlego, gerando novos postos de trabalho para a população sergipana.

Segundo os dados apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, via Caged, analisados pelo departamento de economia da Federação do Comércio (Fecomércio), o ano começou com saldo negativo no número de postos de trabalho, o que para o mês de janeiro, é considerado normal, em virtude do fim de contratos temporários, principalmente no comércio, que é o setor que mais contrata no período de final de ano. O número em janeiro aponta um recuo de 613 vagas postos de trabalho em todas as atividades econômicas.

O setor de comércio apontou uma redução de -575 empregos com carteira assinada, em virtude do fim dos empregos temporários, principalmente em lojas de grande porte, magazines e lojas de departamentos. A Agropecuária também obteve número negativo, devido ao período de entressafra da cultura de cana-de-açúcar no estado, preenchendo -529 postos de trabalho em Sergipe.

Contudo, o setor de serviços industriais de utilidade pública e o setor de serviços, juntamente com a indústria de transformação apresentaram saldo positivo de emprego no primeiro mês do ano de 2017. A indústria voltou a contratar, apresentando 273 novos empregos gerados, os serviços industriais e serviços em geral ampliaram em 180 e 109 o número de contratações, respectivamente, dando o apontamento de melhoria nos setores.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, comentou o resultado e se mostrou animado com a perspectiva de recuperação da economia sergipana, com os números apresentados pelo setor de serviços no estado.

“Obviamente não há dúvidas que o estado continua recebendo os rebotes da crise, seus reflexos ainda são latentes. Entretanto, já passamos a perceber uma melhora em alguns setores da economia. O segmento de serviços apresentou saldo positivo e isso é muito bom para o mercado de trabalho sergipano. A indústria também está mostrando recuperação. Se o ritmo continuar assim, o número de sergipanos empregados voltará a aumentar, pois são setores que denotam inicialmente os sinais de recuperação que o mercado apresenta. A expectativa para os próximos meses, é de melhora na geração de emprego”, destacou o presidente.

O setor de serviços apresentou seu saldo positivo com destaque para o segmento de serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação, com mais 242 vagas e ensino que promoveu 230 novos empregos.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 09/03/2017 21:22

Universo Político: