body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Sessão especial na Assembleia Legislativa lembra o ‘Outubro Rosa’

A doença que mata milhares de mulheres no país pode ser evitada com medidas simples, como o autoexame. Como forma de estimular a detecção precoce deste tipo de câncer foi criado o movimento mundial ‘Outubro Rosa’. Em Sergipe tornou-se lei com projeto de iniciativa da deputada estadual licenciada Goretti Reis, atualmente secretária de Saúde de Aracaju. O ‘Outubro Rosa’ foi discutido nesta quinta-feira, 24, em sessão especial proposta pela deputada estadual Maria Mendonça.

Ocupando a tribuna na sessão especial a secretária Goretti Reis lembrou que o ‘Outubro Rosa’ é um movimento mundial que há três anos acontece em Sergipe com eventos como palestras e caminhadas. “O movimento é marcado com a iluminação rosa nos prédios para lembrar a data, a prevenção, há ainda o uso da fita rosa, que mostra a importância do cuidado feminino com a saúde”, explicou.

De acordo com a secretária, muitas atividades foram realizadas até agora para destacar o papel da prevenção e dos cuidados com o câncer de mama e do colo do útero. “Tivemos uma caminhada com a participação da presidente desta Casa, Angélica Guimarães, no Parque da Sementeira. Tivemos vários eventos com a participação da senadora Maria do Carmo, que tem um mandato voltado para garantir a redução das estatísticas do câncer que afeta as mulheres, e é criadora do Pró-Mulher, programa que se tornou uma realidade na Secretaria de Saúde de Aracaju com um projeto de lei”.

“Iluminamos a secretaria e o prédio da prefeitura de rosa, até pontes ganharam a iluminação especial. Nosso boletim este mês sai com a capa rosa”, ressaltou a secretária, afirmando que a doença que mais mata é o câncer, e o de mama é o que mais afeta, maior causa de mortalidade das mulheres. “Os fatores de risco são vários, como nunca ter engravidado ou engravidado tarde demais, idade avançada, terapia de reposição hormonal por mais de dez anos, câncer de mama na mãe, uso abusivo do álcool, vida sedentária, obesidade e tabagismo. Quem está nesse grupo de risco precisa ter cuidados para detectar precocemente o câncer”, alertou.

Goretti disse ainda que as mulheres precisam estar sempre fazendo exame clínico anual, como mamografia e o autoexame, que é de grande importância para visualizar precocemente o problema. “O hábito do toque faz com que a mulher conheça a própria mama e saiba encontrar alguma alteração. Temos um caso aqui presente, de uma mulher que enfrentou e venceu um câncer de mama. É a prova que exames podem garantir um diagnóstico precoce”.

Em Sergipe, disse a secretária, existe uma incidência alta de câncer de mama. “Precisamos de mais políticas públicas. A maioria das neoplasias acontece de 40 a 59 anos. Em Aracaju os casos de câncer de mama são os primeiros colocados”, disse. Goretti lembrou que no ano de 2012 houve crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde. O número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

“No ano passado tivemos 64 casos de óbitos por câncer de mama”, comentou a deputada licenciada. A secretária declarou ainda que o percentual de cobertura de mamografia, no sistema público, é baixo, foram 21,7% de cobertura em 2012. “Este ano vamos chegar a 23% de cobertura, é um avanço, mas ainda está baixo”.

A deputada Angélica Guimarães disse que a equipe de profissionais de saúde do município de Aracaju estava de parabéns. “Um diagnóstico precoce salva vidas. Sabemos que a saúde, de um modo geral, carece de mais recursos, ainda não existem quantidade de exames disponíveis para a necessidade da população, mas acho que estamos lutando por uma causa nobre e chegará a hora que possamos dizer que temos exames e recursos disponíveis para saúde de Sergipe e de todo país”.

“Honra-me muito ter sido autora do requerimento, e faço um agradecimento pela brilhante palestra da secretária e colega Goretti Reis. Vossa Excelência está tentando e fazendo um bom trabalho na Secretaria”, observou a deputada Maria Mendonça. Segundo ela, ‘Outubro Rosa’ é um movimento internacional, mas Sergipe ainda não tinha. “E foi por uma lei de sua autoria que mostra como é importante a prevenção do câncer de mama, que com a ocorrência sendo detectada precocemente, salva vidas”.

O deputado Garibalde Mendonça afirmou que a colega Goretti Reis voltou à tribuna para mostrar como é importante esse movimento que salva a vida de mulheres em todo o mundo. “Que sirva de exemplo para os homens que não cuidam da saúde, não conseguem se prevenir do câncer de próstata”. O deputado Arnaldo Bispo pediu à mídia para tratar mais desse tipo de assunto para criar conscientização nas mulheres para o problema. “Temos o caso de uma personagem de novela que precisou tirar um seio por causa de um câncer de mama. É importante incentivar esse tipo de iniciativa, os homens precisam copiar as mulheres”. Os deputados Antônio Passos e Zé Franco também elogiaram as ações do ‘Outubro Rosa’

 

Por Dilson Ramos, da Agência Alese

Modificado em 30/10/2013 20:43