body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

SES apresenta novo organograma da Vigilância em Saúde aos municípios sergipanos

Os coordenadores de vigilância dos municípios sergipanos foram convidados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a participar, na manhã desta segunda-feira, 25, de reunião para apresentação do novo organograma da Vigilância Sanitária estadual. A partir de agora, dentro da Diretoria de Vigilância em Saúde existem duas coordenações, a Sanitária, com sete novas gerências e a Epidemiológica que, de acordo com a nova proposta, trabalham em parceria.

Na oportunidade, a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, deu as boas vindas aos participantes e comentou que “a missão da gestão, missão de governo, é que façamos diferente, que a gente faça mais e melhor, que a gente consiga evitar certas situações que cabe à vigilância como um todo. Nós não podemos trabalhar separados, devemos ser parceiros. As vigilâncias epidemiológica e sanitária precisam construir juntas as metas, os indicadores, discutir a programação anual de saúde para a vigilância em saúde nos municípios”, explica.

A diretora reforçou, ainda, a importância das capacitações para qualificar as ações. “Passamos um grande período no estado sem ofertar os cursos de capacitação para as equipes de vigilância e a premissa em vigilância é ter conhecimento, uma competência que cabe ao Estado ofertar. Cada dia é um desafio e vamos fazer diferente, vamos fazer melhor porque a qualidade que nós ofertamos é a saúde da nossa população, essa é a grande missão”, disse Mércia.

Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária, Ávio Batalha de Brito, o trabalho é árduo e difícil para quem trabalha em vigilância devido às constantes mudanças na legislação, o que se faz necessário pesquisar e estudar sempre. “O organograma de hoje traz sete gerências formadas por pessoas capacitadas que estarão à disposição dos municípios para tirar dúvidas, proporcionando um bom entendimento e uma boa estrutura de trabalho. Essa será uma gestão diferente e inovadora e estamos mudando tudo para melhor servir, e como é que se serve? Capacitando. Nossa função aqui na secretaria é receber, organizar, capacitar, essa será a nossa contribuição”, reforçou o coordenador.

Para a coordenadora de Vigilância Sanitária do município General Maynard, Inácia Silva Santos, que está atuando na vigilância municipal há quatro anos, o sentimento nesse período foi de orfandade. “Gostei do novo organograma, das novas gerências. É muito bom saber com quem contar, saber para onde ir. Antes procurávamos uma pessoa só e agora nós já sabemos que, além do coordenador tem uma equipe de gerentes para nos ajudar. Foi muito proveitoso e espero que agora a gente recomece a organizar”.

Enviado pela assessoria

Modificado em 25/02/2019 16:23

Universo Político: