body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Sergipe ganha primeiro mestrado em Gestão de Turismo do Nordeste

O turismo é uma das principais vocações do estado de Sergipe e os profissionais envolvidos no setor acabam de ganhar um importante núcleo de qualificação acadêmica: o Instituto Federal de Sergipe (IFS) obteve da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorização para ofertar o primeiro Mestrado em Gestão de Turismo do Nordeste. O edital de seleção para as 15 vagas do curso está previsto para ser publicado em fevereiro de 2016.

O Mestrado em Gestão de Turismo será o primeiro que o IFS vai ofertar com estrutura e quadro docente próprios e representa um avanço da instituição no âmbito da investigação acadêmica. As linhas de pesquisa da pós-graduação serão “Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação” e “Gestão de Turismo de Base Comunitária”. As aulas devem iniciar em abril de 2016.

A pós-graduação em nível de mestrado do IFS visa capacitar estudantes para a melhoria do planejamento e da gestão do turismo, levando em conta os princípios do desenvolvimento sustentável, a geração do emprego e renda, além do fortalecimento da identidade do povo de Sergipe. É voltado para bacharéis em turismo, gestores públicos, representantes de entidades de classe, líderes e agentes comunitários e administradores de empreendimentos turísticos.

De acordo com o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, a aprovação do Mestrado pela Capes coroa os esforços empreendidos pelos nossos gestores e docentes ao longo do tempo no âmbito da pesquisa. “O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFS, que vai de 2014 até 2019, estabelece como meta a implantação de 3 cursos de mestrado/doutorado até dezembro de 2019. Então, esse é o primeiro de outros que virão”, diz o reitor, ressaltando ainda que a oferta do curso está em sintonia com o perfil das instituições federais de ensino de desenvolver atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica.

 

Universo Político: