body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Sepuma declara apoio a Valadares Filho

Depois de um ciclo de debates que envolveu os candidatos à Prefeitura de Aracaju, Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PC do B), de analisar quem tem um melhor projeto para Aracaju e qual seria o melhor para o Sepuma e sua base sindical, a Diretoria deste que é o maior Sindicato dos servidores públicos municipais de Aracaju decidiu, na manhã desta segunda-feira, anunciar apoio ao projeto político e administrativo do candidato do PSB.

Este entendimento estava pactuado desde a última sexta-feira, quando parte da Diretoria do Sepuma teve um encontro com o vereador eleito Elber Batalha, PSB. “Nós não poderíamos apoiar o projeto do candidato de um governador que meteu a mão no Fundo Previdenciário dos servidores estaduais e fatiou e fracionou salários como a barriga e o estômago e as necessidades pudessem ser fatiados. Não queremos reviver isso na Prefeitura de Aracaju. Além do mais, esta onda vermelha nos assusta, porque vivência não foi boa”, diz Nivaldo.

Apesar de conhecer os pontos de vista do candidato Valadares Filho, em idas anteriores para debate com o Sindicato e sua base social, o Sepuma o convidou nesta terça para ouvi-lo de novo perante toda sua Diretoria. Valadares recebeu deles muitas informações sobre a máquina municipal da Capital, se certificou de muitos aspectos de interesse e de conflito do Sepuma e externou seu pensamento sobre a relação que manterá com os servidores municipais.

“Quero dizer aqui perante cada um dos senhores desta Diretoria que a nossa convivência, pode ter certeza, será de total respeito e de sensibilidade perante as condições que os servidores terão na nossa gestão. Temos um projeto importante de mudança para Aracaju e para executá-lo necessito de servidores públicos satisfeitos e felizes. Quero lhes dizer mais: uma gestão que não consegue pagar em dia seus funcionários é uma gestão acabada. Quero ser um prefeito do fácil acesso, do diálogo com os sindicatos. Por isso peço esse voto de confiança do Sepuma para que possamos estar juntos nesta batalha da última semana e muito mais na batalha do futuro Governo”, disse Valadares.

Nivaldo Fernandes dos Santos, o Nivaldo do Sepuma, e seus companheiros de Diretoria traçaram um gráfico dos problemas dos servidores. Um dos mais graves, segundo os sindicalistas, seria o excesso de Cargos em Comissão – CCs. Segundo Nivaldo, a gestão de João Alves recebeu em 2013 uma Prefeitura com 1.620 CCs. Mas em julho daquele ano já estava em 1850. “E hoje são 3,2 mil CCs”, disse ele. “Nos seis primeiros meses, a receita própria pagava 50% da folha. Hoje, nem chega perto disso”, completou.

“A Prefeitura de Aracaju tem um problema sério de transparência, nós achávamos que eram 2,3 mil CCs e já víamos isso como um absurdo. Agora com 3,2 mil, ou 900 a mais, é que se agrava”, disse Valadares. Segundo Nivaldo e o Sepuma, com esse quadro o número geral de servidores vai para mais de 16 mil. Eles informaram a Valadares Filho, ainda, que as últimas gestões “desmontaram” o serviço público, pondo fim em diversas carreiras, como de motoristas e merendeiras, com excesso de terceirização e a falta de concurso. Valadares se comprometeu a realizar novos concursos e a reparar esses estragos.

Os sindicalistas queriam ter do candidato Valadares Filho um compromisso, e obtiveram, de que ele, diante das dificuldades das finanças públicas municipais, jamais mexeria nos quase R$ 600 milhões do Aracaju Previdência. “Não vamos permitir jamais mexer na Previdência do servidor municipal. Ela é a segurança do futuro dos servidores. Ela é imexível. Vamos fortalecê-la ainda mais”, disse o candidato. Os sindicalistas conseguiram, ainda, compromisso de que seja respeitada a tabela salarial dos servidores da administração, aprovada pela Câmara em abril deste ano, que vai vigorar a partir de primeiro de abril de 2017. Eles exigiram, também, a manutenção da assistência médica aos servidores.

“Eu sei que encontrarei uma situação financeira bem difícil. O que fazer numa situação dessas? Aí a solução é qualificar o gasto público já na transição. Cortar os custeios. Cortar os CCs. E é o que vou fazer. Na nossa Secretaria de Planejamento teremos um Departamento específico para qualificação do gasto público. Há muito desperdício nas Secretarias. É mais que uma obrigação minha conter isso. Teremos uma gestão técnica, sem aparelhamento”, disse ele. Valadares Filho fez a visita ao Sepuma acompanhado do vereador eleito Elber Batalha, que é presidente da Executiva Municipal do PSB de Aracaju.

Por Jozailto Lima

Modificado em 25/10/2016 05:35

Universo Político: