body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Semasc realiza formação para trabalhadores do SUAS

Com o intuito de proporcionar uma contínua atualização aos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas), a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza nesta quarta e quinta, 31 de maio e 1º de junho, uma formação focada na abordagem social de pessoas em situação de rua.

A diretora de Gestão do Suas na Semasc, Rosária Rabelo, explica o porquê da formação para esses trabalhadores ser tão importante. “A abordagem social talvez seja um dos serviços mais desafiadores da política da assistência social porque ela atua com o que tem de mais degradante na vida, que é o esfacelamento dos vínculos familiares e o alto índice de direitos violados. Para que esses profissionais estejam capacitados para lidar com essas dificuldades é que realizamos essa capacitação, que será permanente.

Nesta quarta, foram desenvolvidas atividades que conversam diretamente com a subjetividade dos educadores. Quem ministrou a formação foi a assistente social da Secretaria Municipal da Saúde, Jane Curbane. “Estamos fazendo o reconhecimento desses sujeitos que trabalham na rede de apoio e com a abordagem social. Esse primeiro momento é uma vivência e humanização, estamos trabalhando com uma ação denominada ‘a caixa de ferramentas’. É um momento em que debatemos sobre os instrumentos que esse indivíduo traz em sua “caixa” e de que modo eu aumento as minhas possibilidades e conhecimento para lidar com esse trabalho de abordagem social, que acontecem em situações diversas.

Já o segundo dia do encontro será voltado para os relatos de experiências de educadores e de pessoas que já trabalharam com abordagem social. O intuito é propiciar um momento de troca de experiências, valorização das ações exitosas e debate sobre os pontos de maior dificuldade.

Marcelo Bessa de Oliveira é educador social do Centro Pop, que é um equipamento da Semasc que atende às pessoas que estão em situação de rua e acredita que as formações são muito importantes para a continuidade de um trabalho eficaz. “A importância desses momentos de formação é a gente poder tanto ter mais acesso à técnica como a possibilidade de trocar conhecimento com os colegas. Na gestão anterior nós fizemos algumas capacitações, mas o trabalhador do Suas se sentia muito tolhido. Para nós esse é um momento de reconstrução da política de assistência social em Aracaju”.

As atividades, realizadas das 8h às 17h, ocorrem na sede da Faculdade Maurício de Nassau, na sala 301, no 3° andar.

Modificado em 31/05/2017 18:37

Universo Político: