body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Secretário de João Alves presta esclarecimentos sobre ações e obras em Aracaju

Carlos Batalha comenta sobre BRT, salário de servidores, médicos, mudanças no secretariado

Em entrevista à TV Sergipe, o secretário de Comunicação de Aracaju, o jornalista Carlos Batalha, esclareceu alguns pontos da atual gestão. Ele frisou ações importantes que a prefeitura vem realizando e afirmou que, aos poucos e com criatividade, a administração municipal tem tentado de desvencilhar da atual crise pela qual o país passa.

Um dos pontos mais questionados foram algumas obras a exemplo da Atalaia, antes paradas e agora já em total andamento. Segundo o secretário, as águas de março vieram para fazer as coisas fluírem melhor. “De fato, algumas obras estavam paradas, no entanto, os trabalhos já foram reiniciados e estão em pleno vapor. Por exemplo, estamos concluindo 99% dos CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados), equipamentos já foram comprados, inclusive, os espaços serão dotados de anfiteatro, realmente uma maravilha. Provavelmente ainda este mês iremos inaugurar a creche escola no 17 de Março. Lá, também estamos retomando as ruas que estavam abandonadas, algumas já foram drenadas e asfaltadas e outras serão. Iremos trabalhar, ainda, na recuperação dos 16 blocos de apartamentos”, esclareceu.

Deixando claro que a atual administração não esconde a poeira “debaixo do tapete”, Carlos Batalha rebateu algumas críticas afirmando que reconhece os problemas da capital. “Por reconhecer, peço desculpas. Muitos dos transtornos aconteceram em função de tudo o que já falamos de uma crise financeira que estamos trabalhando e, com criatividade, já estamos superando”, frisou.

Ao justificar algumas intempéries em localidades como a Atalaia, Coroa do Meio e Zona de Expansão, o secretário ressaltou que algumas obras estão conveniadas ao Governo Federal, como foi ocaso da Atalaia, que começou na gestão passada e sofreu com o descaso da empresa Delta, responsável pela obra na época. “Foi preciso a intervenção do Tribunal de Contas da União, que toda a prestação de contas fosse feita e uma nova licitação foi realizada e quem ganhou foi a empresa Torre. Agora, é possível ver o andamento da obra que abrange 22 ruas da Atalaia e um investimento de R$11 milhões, com um tempo previsto para conclusão de mais 60 a 90”, salientou ao destacar ainda que, na Aruana, as obras foram retomadas na última segunda-feira, 29.

Com relação às obras na 13 de Julho, na Praia Formosa, Carlos Batalha foi enfático ao dizer que os trabalhos estão sendo feitos e, em torno de 90 dias, deverá ser entregue um novo cartão postal de Aracaju.

 

Salário dos servidores

Os meses de dezembro e janeiro não foram fáceis para a Prefeitura de Aracaju. O atraso dos salários dos servidores não foi negado pela gestão, mas também não foi negligenciado. No entanto, um árduo trabalho fez com que a administração municipal conseguisse fechar a folha, mesmo com atraso e diante de uma crise. Entretanto, no mês de fevereiro e agora em março, o cenário já tem melhorado.

Carlos Batalha, com satisfação, afirmou em entrevista que, amanhã, os salários referentes ao mês de fevereiro começaram a ser pagos no último dia 26.

 

Médicos da capital

As reivindicações dos médicos de Aracaju foram questionadas em entrevista. O secretário explicou, no entanto, que foram realizadas de quatro a cinco reuniões com a categoria, inclusive, duas com a presença do prefeito, até que se pudesse chegar a um acordo. “João Alves afirmou na última reunião que admira os médicos porque eles não estão vindo reivindicar salários, mas, melhorias na área da Saúde”, acrescentou.

A última reunião com a categoria, ocorrida nesta terça-feira, 1º, foi marcada pela suspensão da greve. “Alguns pontos que estão sendo pedidos serão atendidos. João Alves afirmou que não haverá demissão, nem corte de pontos, os pontos serão abonados. Na próxima reunião, marcada para a próxima terça-feira, 8, pretendemos chegar a um denominador comum”, completou o secretário de Comunicação.

 

Mudanças no secretariado

Rumores circulam afirmando que há uma crise na gestão e, por isso, mudanças estão sendo feitas no secretariado. Entretanto, contrariando as expectativas de alguns, Carlos Batalha enfatizou que não há crise na gestão. “Luiz Durval entregou pedido de afastamento e alegou motivos de Saúde. Foi um secretário que acompanhou João Alves desde a sua primeira candidatura a prefeito e assinou grandes obras. Com Luciano Paz, também ocorreu a entrega do pedido de afastamento. Novos nomes serão anunciados em breve”, comentou.

 

BRT

Como uma das principais expectativas para a melhoria do sistema de transporte de Aracaju, o BRT também foi assunto durante entrevista. Ao contrário do que vem sendo propagado, a obra já está em andamento com o alargamento da avenida Euclides Figueiredo e ações em outras áreas. “O BRT não é simplesmente os veículos, há toda uma adequação para ele, como a instalação de corredores e terminais. Ainda no mês de março muitas mudanças serão iniciadas”, apontou Batalha.

 

Aniversário da capital

Devido a uma proibição do Ministério Público Federal, referente à dívida de R$5 milhões destinados aos hospitais Santa Isabel e São José, a Prefeitura ainda não pode anunciar a programação do aniversário da cidade, comemorado no dia 17 de março. “A Procuradoria entrou com recurso e, em breve, a situação será resolvida”, explicou o secretário confiante.

Segundo Carlos Batalha, uma coisa é certa: os artistas sergipanos não serão esquecidos. “Os Artistas locais nunca foram esquecidos. No ano passado, no Forró Caju, nós tivemos 30 atrações de fora e 212 daqui. No réveillon, tivemos duas atrações de fora e sete daqui. Esperamos que até a sexta-feira teremos a liberação da programação”, concluiu.

Enviado pela assessoria

Modificado em 02/03/2016 20:21

Universo Político: