body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Secretário de Estado da Saúde visita a Unidade de Apoio Crítico que será inaugurada no Huse

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, visitou, na tarde desta quarta-feira, dia 30, a nova Unidade de Apoio Crítico, localizada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e que será inaugurada na próxima quinta-feira, 31, pelo Governador do Estado Belivaldo Chagas. A unidade conta com capacidade para 10 leitos destinados a pacientes críticos e pela primeira vez em Sergipe, dois desses leitos, servirão para a captação de órgãos, ou seja, para pacientes em protocolo de morte encefálica.

Durante a visita para vistoriar as instalações dos leitos e dos equipamentos, o secretário esteve acompanhado do diretor da Fundação Hospitalar de Saúde, Jorge Kleber, da superintendente executiva da SES, Adriana Meneses, do diretor técnico do Huse, Vagner Andrade, além de gestores do hospital. Na ocasião, o secretário destacou o significado da obra para os usuários do SUS.

“Essa obra significa sacrifício, alegria, em a gente poder ofertar para a população uma área desse nível, que vai servir como semi-intensiva. Então, essa é uma das missões que a gente tem na secretária que é tratar e cuidar de sua rede para que a assistência seja a melhor possível para a população. Essa é uma área privilegiada e o Huse e os usuários estão de parabéns”, declarou o secretário.

A Unidade de Apoio Crítico conta com 10 leitos com camas elétricas, quatro bombas de infusão por leito, um respirador para cada leito, além do padrão das UTI’s que existem no Huse. Muito embora não possa ser chamada de UTI devido alguns ajustes físicos que precisam ser adaptados. Dentro dos 10 leitos, dois leitos estão reservados para pacientes com protocolo de morte encefálica que vão ficar sob o controle do SIGAU todos eles, mas, com olhar especifico para a Central Estadual de Transplantes e Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Estado.

Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES

Modificado em 30/01/2019 18:54

Universo Político: