body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Secretário de Comunicação recebe Sindijor para discutir reivindicação

O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Aracaju, Carlos Batalha, recebeu no final da tarde desta quarta-feira 15, o presidente do Sindicato de Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor), Paulo Sousa, e o diretor jurídico, Joedson Telles, para discutir uma mudança na nomenclatura de contratos dos assessores de Imprensa do Município. Trata-se de uma solicitação do Sindijor para valorização da profissão de jornalista.

O presidente do Sindicato explica que a reunião aconteceu com o objetivo de solicitar ao secretário a avaliação da proposta. “A visita foi para solicitar da Secom que os cargos de assessor de imprensa, que são ocupados por jornalistas, e que geralmente são contratados como assessor técnico ou assessor político, que eles sejam contratados como assessor de imprensa e jornalista. Para fortalecer a categoria em relação ao respeito aos direitos trabalhistas que eles têm. Porque quando é contratado como assessor técnico ou político, ele perde essa garantia, mas contratado como assessor de imprensa, que é a função de jornalista, ele tem todas essas normas garantidas”, explicou.

Paulo Sousa avalia a reunião como positiva e parabeniza o secretário Carlos Batalha por estar sempre atento aos pedidos do Sindijor. “O secretário garantiu que vai fazer um estudo em toda a administração municipal para quantificar os cargos ocupados, e verificar quantos cargos estão com a nomenclatura de assessor técnico e tornar todos como assessor de imprensa”, disse Paulo, que propôs a mudança através de um Projeto de Lei, aceito pelo secretário Batalha.

“Gostaria de parabenizar a gestão de Batalha que tem demonstrado atenção para com as reivindicações do Sindijor e esperamos que mais essa solicitação seja acatada e em breve aprovada pela Câmara com o apoio da Secom”, finalizou o presidente.

O secretário Carlos Batalha destaca que a Secretaria está à disposição para atender a solicitação do Sindijor. “Dentro do que o Sindijor colocou, ao fazer a reivindicação e defesa da categoria no que diz respeito à nomenclatura de alguns cargos, até com relação à ficha profissional dos jornalistas, nós estamos muito tranquilos, porque tão logo assumimos aqui nos preocupamos com a valorização do profissional na ampliação de oportunidades de trabalho, tanto que o prefeito concordou de imediato criando novos cargos em três níveis, inclusive, preenchendo as secretaria e órgãos”, destacou.

Segundo Batalha, já foi mantido um diálogo inicial com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Igor Albuquerque, para a alteração da nomenclatura. “Nós temos cargos que o maior deles chega a ser duas vezes o piso do profissional, e até o menor cargo tem também a valorização superior ao piso do jornalista. Então essa reivindicação nós já conversamos com a Secretaria de Planejamento e iremos fazer o levantamento e providenciar a mudança na nomenclatura de assessor técnico para assessor de imprensa”, diz

Fotos: Ana Lícia Menezes

joedson: