body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Saúde de Aracaju capacita novos agentes redutores de danos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da coordenação de estratégia de redução de danos, está capacitando mais seis agentes para abordarem usuários de drogas e profissionais do sexo e, quando necessário, encaminhá-los para os diversos serviços de saúde disponibilizados pela Prefeitura Municipal. O curso está ocorrendo, de hoje até sexta-feira, 9, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), no bairro Ponto Novo. Com estes profissionais, a SMS aumenta de 11 para 17 o número de agentes.

O coordenador da Estratégia de Redução de Danos, Wagner Mendonça de Morais,  disse que nos próximos dois dias os seis agentes estarão visitando diversas unidades de saúde e na sexta-feira retornam o Ceps para a última fase da capacitação. “Vamos visitar o maior número de unidades possível”, frisou Wagner.  Essa equipe de seis agentes é formada por cinco homens e uma mulher.

De acordo com Wagner, os seis agentes já estarão nas ruas a partir de segunda-feira, atuando, justamente, em locais com maior concentração de usuários de drogas – incluindo drogas lícitas, como álcool – e profissionais do sexo.   A coordenação de redução de danos dividiu o município em oito regiões de saúde e cada dupla fica responsável por uma delas. O horário de atuação destas duplas vai depender da necessidade do trabalho a ser desenvolvido, podendo ser pela manhã, tarde ou noite.

Os agentes redutores de danos foram aprovados numa seleção simplificada realizada em 2011 e chamados agora. A contratação destes profissionais tem validade por um ano, renovável por mais um.

O projeto de redução de dano é do Ministério da Saúde,  começou em Aracaju em 2002 e se refere a políticas, programas e práticas que visam primeiramente reduzir as conseqüências adversas para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas, sem necessariamente reduzir o seu consumo. Redução de Danos beneficia pessoas que usam drogas, suas famílias e a comunidade.

Essa política complementa outras medidas que visam diminuir o consumo de drogas como um todo. É baseada na compreensão de que muitas pessoas em diversos lugares do mundo seguem usando drogas apesar dos esforços empreendidos para prevenir o início ou o uso contínuo do consumo de drogas.

 

Enviado pela Secom da PMA

Modificado em 06/08/2013 21:49