body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

São Cristóvão prepara Conferência Municipal de Juventude

A prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Conselho Estadual de Juventude de Sergipe e com o Conselho Municipal de Juventude, iniciou as tratativas para a Conferência Municipal de Juventude. Nesta segunda-feira, dia 22, o prefeito Marcos Santana recebeu o secretário do conselho Estadual de Juventude de Sergipe e membro do Conselho Nacional de Juventude, Nélio Miguel. Ficou acertado que São Cristóvão realizará Conferência Municipal de Juventude em agosto, quando apresentará avanços e propostas que atendam as demandas dos jovens do município.

Atualmente, a Prefeitura mantém parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe e o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) a fim de oferecer capacitação técnica para a juventude. Somente no ILBJ, são ofertadas 150 vagas para jovens sancristovenses com transporte da gestão municipal.

Na opinião do prefeito, pensar políticas públicas voltadas para os jovens é um dos caminhos para o desenvolvimento municipal. “Não existe crescimento sem educação, sem planejamento, sem diálogo. A Conferência Municipal da Juventude é uma das ferramentas na construção de uma cidade mais justa, é a oportunidade de saber as demandas dos jovens e ajustar programas. A prefeitura já trabalha nessa perspectiva com programas de capacitação como o Novos Rumos e com o IFS e o Instituto Luciano Barreto Júnior, mas sempre podemos melhorar. Fico satisfeito em receber Nélio e ver o interesse de um jovem da nossa cidade em melhorias públicas”.

O secretário do conselho Estadual de Juventude de Sergipe, Nélio Miguel, destacou que atual gestão tem avançado na área. Ele conta que as Conferências Municipais ocorrem a cada quatro anos e que a última, realizada em 2015, não recebeu apoio da Prefeitura da época. “A última Conferência aqui, tivemos dificuldades porque a gestão não quis fazer. Acabamos fazendo um ato livre, que não permite eleição de delegado para etapa estadual e nacional. Hoje, vemos o trabalho da Prefeitura, tivemos avanços principalmente na capacitação de jovens. São Cristóvão é uma cidade modelo na área, poucos municípios têm um conselho municipal instituído por decreto. Aracaju, por exemplo, não tem”, declarou.

Ações

Uma das ações do Conselho Nacional de Juventude é a criação do ID Jovem. O documento possibilita aos brasileiros com menos de 30 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 22/04/2019 17:44

Universo Político: