body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

SAMU capacita leigos para identificar e auxiliar uma pessoa com parada cardíaca

Lembrar sempre, todos podem salvar. Foi com essa frase que a manhã desta terça-feira, 9, teve um tom de diferenta para servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que estimulados pelo sentimento de ajuda ao próximo, foram contemplados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o curso de Suporte Básico para Vida, realizado no auditório do Centro Administrativo Gilvan Rocha e foi ministrado pelo coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e coordenador do Projeto Salve, Ronei Barbosa.

O curso, que nesta primeira etapa segue até quarta- feira, 10, e não precisa de inscrição para participação, tem o objetivo de orientar pessoas leigas a identificarem uma parada cardíaca, capacitando-as para realizar a ressuscitação cardiopulmonar, bem como para a correta utilização do desfibrilador Dea , que estará disponível na SES a partir desta quarta- feira. Na oportunidade, os participantes também puderam conhecer o panorama das doenças cardíacas, através de estatísticas nacionais e presenciaram apresentações práticas.

A superintendente da SAMU, Conceição Mendonça, destaca a necessidade do curso, já que, através dessas orientações, será possível evitar óbitos ou sequelas após a parada cárdica ou cardiopulmonar. “A cada dois minutos, morre um paciente de parada cardíaca no Brasil e a gente pode evitar a partir de medidas como o curso, orientando pessoas leigas e a disponibilização do aparelho desfibrilador Dea“, destaca Conceição Mendonça.

Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e coordenador do Projeto Salve, Ronei Barbosa, essa orientação faz toda a diferença, já que os procedimentos iniciais de reanimação são realizados, por quem identifica a parada, até a chegada do SAMU. Aumentando consideravelmente a sobrevida da vítima.

“O curso foi dividido em duas etapas, sendo a primeira teórica, contendo dois dias, 9 e 10 de abril e a segunda, curso prático dividida em quatro turmas, duas em abril e duas em maio. As datas específicas estarão disponíveis através de um link para inscrição que será disponibilizado no site da SES, a partir de quarta-feira.As expectativas do primeiro dia foram atendidas, cerca de 60 colaboradores participaram do curso”, destaca Ronei Barbosa.

A servidora do Centro Administrativo Raimunda Britto, destaca a importância e necessidade de ser instruída. “ É algo que não está dentro do nosso controle, a parada cardíaca pode acontecer em qualquer âmbito, seja privado ou público, não escolhe idade, qualquer um está propenso a ter complicações cardíacas ou respiratória. Sou leiga no assunto, mas já tive uma experiência com um familiar e por isso me ofereci para participar”, ressalta Raimunda.

Cronograma

-10.04

08h às 10h – Exposição Dialogada;

-16.04

14h às 18h – Curso prático (Turma 1);

-30.04

14h às 18h – Curso prático (Turma 2);

– 14.05

08h às 12h – Curso prático (Turma 3);

– 28.05.19

08h às 12h – Curso prático (Turma 4).

Modificado em 09/04/2019 19:09

Universo Político: