body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Rogério promete fomentar o desenvolvimento econômico de Sergipe

O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), defende estratégias para fomentar o desenvolvimento econômico do estado, expandindo as cadeias produtivas de petróleo, gás natural, fertilizantes, cerâmica, e agroindústria sustentável, com agregação de valor à produção agrícola, o fomento à atividade extrativista sustentável, retomada da aquicultura e a certificação da cadeia produtiva do leite e seus derivados.

Para isso, ele vai criar um amplo programa de investimentos focado nas cadeias produtivas prioritárias. “O Estado terá papel de regulamentar as estruturas, conduzindo um grande pacto com os atores envolvidos: o setor privado, entes estatais e o terceiro setor. Assim, vamos construir alianças políticas, empresariais e incorporar associações, cooperativas e arranjos locais em desenvolvimento”, explica.

E, dentro desse aspecto, Rogério Carvalho diz que vai “estruturar as cadeias produtivas prioritárias do Estado junto às câmaras técnicas setoriais, elaborando o diagnóstico da situação real de cada estrutura, solucionando problemas e apontando caminhos e soluções”. Pensando, assim, na inclusão de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em diferentes setores.

“Vamos inserir as MPEs nas cadeias de valor dos vários setores produtivos na forma de parcerias e prestação de serviços, a fim de que as grandes empresas contratem por longos períodos as MPEs, como suas fornecedoras, para o crescimento dos pequenos negócios”, detalha.

Dessa maneira, Rogério Carvalho defende “a introdução de práticas que estimulem a integração entre grandes empresas e MPEs, viabilizada por políticas públicas para alavancar as atividades desses negócios, gerando mais oportunidades de trabalho e renda para a população local”.

Planejamento estadual

Ainda dentro das ações que resultarão em desenvolvimento econômico, Rogério Carvalho diz que vai “elaborar o planejamento estadual lastreado nas principais cadeias produtivas e respectivas câmaras setoriais”.

“Para isso, vamos executar o diagnóstico consolidado das cadeias produtivas, identificar entraves nos elos e estratégias de intervenção, alocar investimentos no planejamento estadual das cadeias produtivas e coordenar com o setor privado e entes estatais para priorizar as cadeias produtivas organizadas no setor produtivo”, comenta.

Para isso, o escolhido por Lula assegura que “vai elaborar o regimento de operabilidade para cada câmara setorial e respectiva cadeia, partilhar a gestão de cada cadeia e câmara setorial entre os agentes estatais”. “O setor produtivo vai focar nos resultados, na eficiência e na honestidade dentro dos processos de gestão das cadeias e câmaras setoriais”, acrescenta.

Enviado pela assessoria/foto: Janaína Santos

Universo Político: