body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Revisão para o Enem leva mais de 6 mil alunos ao Constâncio Vieira

O feriado do dia 2 de novembro não foi de descanso para os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino. O último dia de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) lotou o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE), finalizando a programação anual de aulões e revisões realizados pelo Governo de Sergipe, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Dase/Seed).

Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas nas áreas de Língua Espanhola, Matemática, Ciências Humanas e Redação. O primeiro dia de revisão final aconteceu na terça-feira, 1º, com as aulas relativas às disciplinas das áreas de Ciências da Natureza, Linguagem e Redação.

Enquanto os professores se reversavam no palco, passando o conteúdo de cada área, os alunos observavam o material entregue pela Seed, com questões acerca dos conteúdos do Enem.

A cada troca de professor, entraram em cena apresentações musicais com o objetivo de relaxar e tranquilizar os participantes, a exemplo dos cantores Chico Queiroga & Antônio Rogério e Paulo Lobo, além de professores cantores.

“Foram 18 aulões – nove em Aracaju e nove no interior do Estado – com um público de sucesso. Isso mostra a credibilidade das nossas revisões durante todo o ano, superando a expectativa. O secretário Jorge Carvalho aposta no projeto, e com certeza teremos um bom resultado”, disse Fábio Leite, diretor do Dase.

Para Laila Gardênia, coordenadora do programa Pré-Universitário da Seed, o último dia de revisão superou mais uma vez em público, o que, segundo ela, demostra que a Seed planejou uma trajetória de boa preparação para os alunos, com material adequado e revisões durante todo o ano. “Estamos confiantes”, afirmou.

Infraestrutura e otimismo

O palco foi instalado na parte central da quadra, e três telões de LED foram postos em pontos diferentes, além de uma estrutura com cadeiras e poltronas de descanso, a fim de acolher melhor os alunos e dar maior comodidade aos presentes na reta final da preparação para o exame.

Os alunos receberam apostilas fornecidas pela Seed, preparadas de acordo com as áreas de estudo para o Enem, contendo questões e informações das últimas provas do exame.

Para quem não teve condições de comparecer ao ginásio, as rádios Aperipê AM e FM transmitiram ao vivo todas as aulas.

Alisson Souza, coordenador do polo do Pré-universitário de Propriá, ressaltou a importância de os alunos participarem de revisões, já que, para ele, é momento de filtrar e observar o que é de mais interesse nesta reta final. “Uma dica que é dada aqui passa a ser mais assertiva na hora da prova”, destacou.

Se for pelo trabalho em equipe dos professores, da abdicação de horas de lazer e do otimismo, Alef David, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Joana de Freitas Britto, em Propriá, será um dos ocupantes de uma das vagas no curso de Engenharia Elétrica da UFS. “Estou otimista. Sempre participo dos aulões do Pré-universitário da Seed e hoje aqui a gente fica mais tranquilo”, disse.

A distância da capital não foi empecilho para Brunelli de Jesus, aluna do Pré-uni de Tobias Barreto. Ela passou para o curso de Química em 2015, mas focou os estudos em 2016 nas áreas de Ciências Exatas, com o intuito de passar em Odontologia.

“É uma revisão que nos motiva a continuar e serve como um tempero a mais nos estudos. Estou esperançosa. Abdiquei de viagens e festas, foquei nos estudos e certamente serei aprovada ”, afirmou.

Planejamento e acolhimento

A primeira revisão para o Enem aconteceu em abril de 2016, na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano, em Aracaju. Além das revisões, também foram realizadas Oficinas de Redação, aulões aos sábados e revisões interdisciplinares em mais de 14 polos dos 44 existentes nos municípios de Sergipe.

O Enem acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro e, como nos últimos anos, a Seed montará mais uma estrutura de acolhimento aos estudantes da rede estadual nos locais de provas, em todas as regiões do estado.

“Nossos professores, técnicos e colaboradores estarão recebendo os nossos alunos, disponibilizando alguns itens, como água mineral, caneta e motivação”, disse Fábio Leite.

Por Sílvio Oliveira, da Seed

Universo Político: