body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Relator sugere a Amintas se desculpar, mas não descarta perda do mandato

Relator da Comissão de Ética da Câmara de Aracaju, o vereador Carlito Alves (PRB) assegurou, nesta quinta-feira, dia 25, que, mesmo que não receba nenhum ofício provocando a comissão a atuar no episódio que envolve os vereadores Cabo Amintas (PTB) e Vinícius Porto (DEM), o caso será apurado. A princípio, Carlito avalia que o vereador Cabo Amintas poderia utilizar a tribuna da Casa e pedir desculpas não apenas a Vinícius como também aos demais parlamentares e, sobretudo, à população. Todavia, ele não descarta que Amintas perca o mandato.

“Eu praticamente já inocento o vereador Vinícius Porto. As imagens mostram que ele, ainda que tenha dado uma cutucada, ficou lá quietinho. Isso não quer dizer que ele não será chamado atenção. Ele tem que se comportar de forma ética na Casa. Mas, lamentavelmente, quem foi pra cima foi o Cabo Amintas, chamando-o para a briga. Coisa de menino. Parece aquela brincadeira quando a gente era criança que fazíamos dos círculos no chão e falava que era a mãe e quem pisasse levava um murro. O apóstolo Paulo diz que quando era menino pensava como menino, mas, uma vez que ele cresceu, deixou de pensar como menino e pensava como homem. A gente não pode ser menino aqui dentro. O povo colocou na Câmara homens e mulheres para representar a cidade”, disse o vereador.

Segundo Carlito, é preciso a comissão agir e punir, sobretudo, porque a sociedade também foi agredida. “Fomos eleitos para trabalhar pelo povo e para fazer boas obras e bons gestos para a sociedade, que já vive uma crise eterna. Hoje, os nervos de todo mundo estão à flor da pele. A sociedade nos elege, a gente ganha um bom salário para chegar à Câmara e trocar farpas, chamando os outros de moleque, de covarde, de mentiroso. A população quer que a gente trabalhe para melhorar, no mínimo, a situação da nossa cidade. Eu lamento muito. A Comissão de Ética ainda não foi provocada, mas soube que quatro vereadores vão nos procurar quando terminar a sessão. Se isso não acontecer, de todo jeito, eu vou fazer meu relatório como relator”, disse.

Indagado sobre o que poderia acontecer com o vereador Cabo Amintas, Carlito explicou que, se ele aceitar se desculpar, o caso, provavelmente, será encerrado. Porém, caso Amintas não recue será punido. “Pode acontecer uma suspensão por 121 dias e o suplente assumir de imediato ou até mesmo a perda do mandato. Neste caso, quem vai julgar são os outros 22 vereadores. A comissão leva para o presidente da Casa. Ele vai ler o que o presidente e o relator da comissão decidiram, vão colocar para julgamento e os vereadores vão decidir”, explicou.

Do Universo 

Universo Político: