body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Proposto por Luciano Pimentel, Título de Cidadania Sergipana é concedido a Ricardo Albuquerque Júnior

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe, o professor doutor, Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Júnior, recebeu, nessa quinta-feira, dia 7, o Título de Cidadão Sergipano. A honraria, concedida pela Assembleia Legislativa, foi entregue pelo deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), autor da propositura.

Natural de Natal (RN), Ricardo Albuquerque Júnior é doutor em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Com quase 30 anos de história no universo acadêmico, ele reside em Sergipe há 22 anos e nutre grande paixão pela docência e pela ciência.

“Dr. Ricardo é um homem de capacidade intelectual ímpar, mas também de uma generosidade sem precedentes. Para ele, compartilhar conhecimento e contribuir para a formação de profissionais da saúde, professores e pesquisadores, é a mais nobre e mais gratificante das causas”, disse Luciano Pimentel no discurso de homenagem ao mais novo cidadão sergipano.

De acordo com o parlamentar, enquanto docente, odontólogo e pesquisador, Ricardo Albuquerque tem contribuído para o desenvolvimento de Sergipe. “É motivo de muita honra para mim ter apresentado essa propositura, porque, nestes mais de 20 anos em terras sergipanas, Dr. Ricardo tem construído uma trajetória brilhante nas áreas da educação, saúde e ciência. Querido pelos alunos, ele conquistou a admiração e o respeito profissional por seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou Luciano Pimentel.

Presente à sessão especial, o vice-prefeito de Simão Dias e secretário municipal de Saúde, Renaldo Prata, recordou a época de estudante universitário e destacou o papel de Ricardo Albuquerque em sua formação. “Sou graduado em odontologia, especialista em implante e mestre em Saúde. Fui um aluno bastante dedicado e durante a minha jornada acadêmica encontrei várias pessoas que me ajudaram a ser alguém. E uma dessas pessoas se chama Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Júnior”, enalteceu.

Renaldo Prata não escondeu a felicidade de poder prestigiar a solenidade. “Estou muito feliz por ter a condição de estar aqui, representando o povo de Simão Dias e a classe odontológica, no dia que esta Casa homenageia um profissional que transformou a minha vida e a de tantas pessoas. Maior ainda é a minha alegria por saber que essa propositura é de autoria de um deputado íntegro, de formação e conhecimento”, ressaltou o vice-prefeito.

Paixão por Sergipe

Oficialmente cidadão sergipano, Ricardo Albuquerque subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para descrever o que sentiu em agosto de 2000, quando desembarcou em Aracaju disposto a transformar a cidade em seu novo lar. “Foi emocionante para mim, porque eu sabia que essa aqui seria, de uma forma ou de outra, a minha terra. Naquele momento, eu senti que construiria aqui a parte mais relevante da minha história. Foi amor à primeira vista pela cidade de Aracaju e pelo estado de Sergipe”, relembrou.

Para o professor doutor, palavras não podem definir a alegria de ser adotado como filho pelo estado que ele escolheu viver. “O coração está batendo mais forte e mais rápido do que nunca esteve nestes 22 anos. É um momento inigualável saber que o estado está me adotando como filho, porque aqui eu constituí família e encontrei os melhores amigos que eu poderia ter. Sergipe se tornou a minha casa e o povo sergipano a minha família. Nada mais justo que oficializar isso”, destacou Ricardo.

O homenageado também fez questão de agradecer Luciano Pimentel pela proposta de concessão do Título de Cidadania. “Quero fazer um agradecimento especial ao deputado Luciano Pimentel. Não apenas pela autoria dessa propositura, mas por ter vindo de uma pessoa pública de história tão sólida e ilibada. Isso me honra tanto quanto o título que recebo. Me sinto uma das pessoas mais privilegiadas do mundo por está recebendo esse título das mãos de alguém que respeito e admiro”, frisou.

Sobre o homenageado

Além de pesquisador do ITP, Ricardo Albuquerque Júnior é professor titular de Patologia Oral e Maxilofacial do curso de Odontologia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (Mestrado/Doutorado), ambos da Universidade Tiradentes, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Como docente, formou todas as turmas de odontologia e de outros cursos como Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia da Universidade Tiradentes e algumas da Universidade Federal de Sergipe. Enquanto pesquisador, participou da captação e aporte, no Estado, de recursos financeiros para atividades de pesquisa, ciência e tecnologia. Publicou 188 artigos científicos, mais de 80% deles em periódicos ou jornais científicos internacionais. Como formador de recursos humanos, foi orientador de 53 trabalhos de iniciação científica, 28 trabalhos de conclusão de curso, 38 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado.

Universo Político: