body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Projeto social parceiro de Eduardo Lima formou 1717 alunos em 34 bairros

O Projeto Educando para Libertar, que oferece cursos de capacitação profissional, e tem como parceiro o vereador Eduardo Lima (Republicanos), formou 1717 alunos, em 69 turmas de 34 bairros na Grande Aracaju, em dois anos de parceria.

Os cursos totalmente gratuitos são: Relações Interpessoais para o Mercado de Trabalho, Atendente Comercial, Atendente de Loja, Telemarketing e Ética e Etiqueta Profissional; tendo em média 8h de duração. Ministrados pelos professores Charlton Pedral e Jadiel Lima, acontecem geralmente em igrejas evangélicas nos bairros.

“Tudo que é feito pela equipe do Projeto Educando para Libertar, não somente capacita, mas também desvenda como ocupar um espaço no mercado de trabalho; ter empregabilidade e realocar àqueles que estão fora de reais condições para disputar uma vaga de forma capaz”, destacou o vereador Eduardo Lima que é presidente da Comissão de Educação Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju (CMA)

Através de parcerias com empresários e lideranças religiosas, que apoiam o Educando para Libertar, durante o ano de 2021 e 2022, foram arrecadadas cestas básicas por turma, para fazer doações aos alunos que passam necessidade, que foram detectadas através das lideranças comunitárias que apoiam o mandato do vereador.

“O vereador Eduardo Lima, que é parceiro do projeto, tem essa visão de transformação social, e passa esse lado humano através dos instrumentos profissionais da educação, para que os alunos consigam entrar no mercado de trabalho, e os que estão fora possam voltar, fazendo uma análise dos erros que foram efetivados, e oportunidades têm, e hoje vemos muitos que estavam sem trabalhar retornando”, explicou o professor Charlton Pedral.

Na parte profissional, o projeto faz uma pesquisa de mercado e busca apoio junto às empresas e sites especializados, ao informar aos seus alunos oportunidades de trabalho, colocando, através dos especialistas e professores do projeto a devida orientação, de como ter êxito nas etapas de triagem e seleções das empresas que disponibilizam vagas.

“Tivemos êxito no projeto, sem sombra de dúvida! Tenho certeza de que valeu a pena e vai continuar valendo a pena, pois são cursos que beneficiaram bastante as comunidades de toda Aracaju, de norte a sul, do leste ao oeste, e tenho certeza de que muitos alunos foram qualificados e preparados”, afirmou o professor Jadiel Lima.

O apoio pedagógico e psicológico é de extrema importância para que os discentes capitalizarem positivamente, e resulta em mais alunos empregados ou disputando de forma real no mercado de trabalho exigente, como aponta Ana Moniely, estudante do Educando para Libertar que concluiu o curso de Relações Interpessoais para o Mercado de Trabalho.

“Na minha vida foi uma grande mudança. Vim do interior, de Itabaiana, achei interessantes os cursos; pois sabia que não iria ajudar somente a mim, mas também outros jovens. Tinha dificuldade de falar com pessoas, e por meio do curso aprendi a lidar com pessoas, e isso acrescentou muito na minha vida profissional”, disse a moradora do bairro Santa Maria, Ana Moniely.

Universo Político: