body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Projeto de transporte fluvial é apresentado à Capitania dos Portos de Sergipe

O Secretário da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, acompanhado pelo arquiteto Murilo Guerra e sua equipe, apresentou ao Comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Clésio Misson Penoni e a alguns oficiais, o projeto de transporte coletivo fluvial que o Governo de Sergipe estuda implantar na capital e Grande Aracaju.

O projeto tem o intuito de descongestionar o trânsito de veículos automotores – cada dia mais crescente na capital e região metropolitana, e, por conseguinte, criar alternativas que otimizem a mobilidade urbana, utilizando os rios que margeiam Aracaju e ser ainda uma nova opção para o turismo.

O arquiteto Murilo Guerra apresentou algumas características do projeto, citou como exemplo experiências positivas já consolidadas nas cidades de Santarém e Porto Alegre e diz acreditar na sua viabilidade. “Estamos retomando a ideia porque é uma alternativa lógica, um transporte rápido e mais viável. Finalizaremos o projeto fazendo algumas medições para definir os modelos de barcos específicos, em virtude das pontes existentes serem baixas”, destacou.

 

Vantagens

“No último final de semana foi realizado um teste com uma embarcação tipo catamarã pelo rio Sergipe, saindo do atracadouro do centro da cidade, próximo ao Espaço Zé Peixe, até as proximidades da ponte do Conjunto João Alves, passando pelo povoado São Braz, pelo rio do Sal em Nossa Senhora do Socorro e o tempo gasto no trajeto foi menor que 20 minutos, o que comprova a eficácia do transporte”, explicou o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa.

Ele acrescenta que uma vez implantado, o sistema trará inúmeros ganhos na qualidade de vida da população. “É um meio de deslocamento que além de descongestionar ruas e avenidas, se torna mais econômico pelo baixo custo operacional e a não necessidade de gastos com construção de vias. Com isso, a quantidade de carros no centro da cidade diminuirá, as pessoas poderão se deslocar com mais conforto e em menor espaço de tempo”, pontuou.

Enviado pela assessoria

joedson: