body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prioridade do DEM é viabilizar pré-candidatura de Georlize, diz Machado

Ex-deputado acredita que vereadores deixarão o partido na chamada janela

Por Joedson Telles

Minimizando a polêmica em torno da possibilidade de expulsão dos dois vereadores que o partido tem em Aracaju, Juvêncio Oliveira e Vinícius Porto, o presidente do Diretório Estadual do DEM, o ex-deputado federal José Carlos Machado, explicou, nesta quarta-feira, dia 12, que a prioridade da legenda, neste momento, no tocante às eleições 2020, é viabilizar a pré-candidatura da delegada Georlize Teles a prefeita de Aracaju.

“Se lançada a candidatura, Georlize vai exigir coerência. Se os vereadores não apoiarem a pré-candidatura, ela pedirá a expulsão. Mas não vai ocorrer nada disso. Antes disso, tem uma coisa chamada janela. O legislador foi sábio: para evitar estas medidas extremas (expulsões), vamos criar janelas. A partir de 4 de março. Quem não estiver de acordo com as decisões do partido sai sem sequela nenhuma”, explicou Machado.

De acordo com Machado, a orientação da Direção Nacional do DEM é viabilizar candidaturas majoritárias próprias nas capitais. “Principalmente onde o antigo PFL, o DEM, tem uma história, e Sergipe não pode esquecer da história de João Alves, que foi o maior prefeito de Aracaju, no seu primeiro mandato. Não quero discutir o segundo porque ele já estava acometido por esta doença gravíssima. Ninguém absorve mais este legado de João, com disposição para defendê-lo que Georlize”, acredita Machado, observando que, por outro lado, Vinícius Porto sempre defendeu uma aliança DEM/Edvaldo.

Machado explica que, apesar da disposição de Georlize e do entusiasmo da senadora Maria do Carmo, a pré-candidatura do DEM para ser viável precisa ser fortalecida com adesões. “Precisamos construir uma aliança. O Democratas sozinho é complicado. Estou conversando e Georlize está autorizada a conversar. Passa, necessariamente, pela disposição do partido em ajudar”, diz.

Antigamente, continua Machado, os partidos tinham outras possibilidades de fazer campanhas. “Recursos de pessoas jurídicas. Hoje, as campanhas são quase que tocadas com recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. Esta definição ela sabe. Já conversei com ela. Tem que ser feita com muita responsabilidade. Condições e disposição ela tem. Contagiou todos nós. Corajosa, tem uma folha de serviços prestados a Sergipe”, diz Machado, revelando que está conversando com outros partidos, a exemplo do Podemos e do Patriota.

 

 

Modificado em 12/02/2020 16:52

Universo Político: