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PMA presta assistência às famílias das vítimas do incêndio no Hospital Nestor Piva

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, está assistindo às famílias dos pacientes da UPA Nestor Piva, após o incêndio registrado, na manhã desta sexta-feira, dia 28. Através da Coordenadoria de Programas e Benefícios Socioassistenciais da Secretaria Municipal da Assistência Social, os familiares das vítimas estão sendo atendidos e recebendo todas as informações necessárias, incluindo o acesso ao serviço funerário. A ação está sendo acompanhada pela secretária da Assistência Social, Simone Passos, e pela secretária-adjunta, Selma França.

A secretária Simone Passos destaca que a Assistência Social de Aracaju iniciou prontamente a atuação junto às famílias envolvidas. “Mais um dia difícil neste período de pandemia. Nós, da administração municipal, nos solidarizamos a todos os profissionais de saúde, pacientes e seus familiares. A Secretaria da Assistência Social de Aracaju está à disposição atuando junto à equipe de Assistência Social do Nestor Piva, e disponibilizamos três profissionais nossas para prestar acolhimento e orientação às famílias. Até o início da tarde desta sexta-feira, dos quatro óbitos registrados, apenas um óbito foi direcionado aos nossos serviços socioassistenciais, uma vez que as demais famílias já tinham acesso à plano funeral”, declarou.

Dentro do serviço funerário fornecido pela gestão, a Prefeitura viabiliza caixão, transporte para locomover as famílias, adornos fúnebres, insumos e higienização e preparação do corpo.

À frente dos Programas e Benefícios Socioassistenciais da Secretaria Municipal da Assistência Social, a secretária-adjunta, Selma França explica o trabalho realizado. “A assistente social do Hospital João Alves entrou em contato com a nossa equipe e, a partir de então, de maneira muito atenciosa e eficiente, orientou o irmão da vítima a comparecer à secretaria com toda documentação necessária em mãos. Além dos serviços já prestados por nossa pasta, neste caso, em especial, também estaremos viabilizando o translado do corpo para a cidade de Maruim, onde será o enterro. Seguimos com equipe à disposição 24h para toda e qualquer necessidade da administração pública diante desta lamentável situação”, pontuou.

Ainda sobre o atendimento, a secretária-adjunta ressalta que o Município presta um serviço continuado de acolhimento. “Não se resume apenas à parte burocrática, mas a um processo de diálogo, conforto e orientação, uma vez que, na pandemia os óbitos estão sendo apresentados em declaração médica, e só posteriormente a família tem acesso ao atestado de óbito. Dessa forma, buscamos estar por perto durante todo o processo. Nosso objetivo é contribuir de algum modo para amenizar a dor dessas famílias”.

A administração municipal estruturou um espaço para atendimento psicológico e de informações para familiares dos pacientes e trabalhadores do hospital. A área onde ocorreu o incêndio está isolada e o espaço não atingido será equipado para atendimento ao público.

A gestão está em tratativas buscando uma nova unidade de atendimento para substituir os leitos do Nestor Piva e garantir assistência em saúde aos aracajuanos.

Modificado em 28/05/2021 18:03

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