body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Presidente do FNDE participa de evento em SE e orienta prefeitos

Convidado pelo líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, trouxe o projeto “FNDE em Ação” para o II Encontro de Gestores Públicos de Sergipe, realizado em parceria com a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames). O evento aconteceu no Hotel Aquarius e teve a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e equipes técnicas dos 75 municípios sergipanos.

O FNDE orientou e explicou aos gestores por meio de palestras sobre os programas Plano de Ações Articuladas (PAR); Obras (creches do Proinfância, quadras poliesportivas e cobertura de quadras); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae);

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Além do atendimento feito diretamente aos prefeitos pelo presidente, uma equipe qualificada de servidores do órgão em Brasília foi trazida para, identificando as dificuldades, já encaminhar soluções sem interferências ou burocracias.

O presidente da Fames, Marcos Barreto (Marcos da Acauã), avaliou o encontro como uma oportunidade de ficar por dentro dos projetos voltados à área da Educação. “Muitas dúvidas foram esclarecidas, o que nos deixa muito satisfeitos. Alguns municípios enfrentam pendências e bloqueio de repasses por conta da falta de prestação de contas de gestões anteriores. E os gestores aproveitaram o momento para esclarecerem dúvidas relativas tanto à prestação de contas quanto à implantação e operação de programas federais na área da Educação”, ressaltou.

Para Silvio Pinheiro, o foco do FNDE em Ação é capacitar, treinar e dar assistência técnica aos gestores e suas equipes. “Hoje faremos a abertura de um plano de ações para liberar recursos e dar andamento às obras em curto espaço de tempo para que possam ser entregues à população. Há diversas obras paralisadas, e é importante que os municípios identifiquem a razão dessas paralisações”, diz.

O líder André foi convocado pelo presidente Temer para reuniões com o Núcleo Estratégico do Governo, mas encaminhou uma mensagem em vídeo que foi passada na abertura do evento. “Fui convocado pelo presidente Michel Temer para participar de reuniões ontem e hoje em Brasília e não pude estar presente, mas, a partir deste evento, vamos continuar nossa jornada para melhorar e qualificar a educação em Sergipe, a fim de garantir ao nosso povo condições de concorrer no mercado de trabalho. Tudo está sendo feito para que seja possível ofertar uma estrutura adequada a servidores e alunos, e assim poder melhorar o IDEB de cada município”.

Até o final do evento, 55 prefeitos assinaram a lista de presença.

Modificado em 08/05/2017 20:30

Universo Político: