body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Presidente da Unale recebe comitiva do Amazonas em Sergipe

O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), recebeu, na manhã dessa terça-feira 28, na Assembleia Legislativa de Sergipe uma comitiva do Amazonas, chefiada pelo deputado estadual professor Sinésio Campos (PT), que visita o Estado, mais precisamente para conhecer a experiência sergipana na exploração mineral da silvinita, carnalita e potássio.

Na oportunidade, a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães (PSC), abriu as portas do parlamento para os visitantes e congratulou a todos na pessoa do deputado amazonense. Na oportunidade, Venâncio Fonseca também concedeu uma entrevista, ao vivo, para o canal Amazon Sat, com alcance em todo o Brasil e em mais 77 países.

O deputado professor Sinésio veio a Sergipe acompanhado do prefeito de Nova Olinda do Norte, Joseias Lopes (PT); do secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas, Daniel Nava; do coordenador de trabalho do planejamento estratégico da Seplan, Luiz Almir; além de vereadores de Itacoatiara, Aluísio Neto (PR) e Cheila Moreira (PT).

Da tribuna da Assembleia Legislativa, Venâncio Fonseca destacou o parlamentar amazonense. “O colega, professor e amigo da deputada Ana Lúcia (PT), é uma figura conhecida em nossa entidade, a Unale. Temos uma grande admiração pelo homem público que ele é e pelo trabalho que desempenha no estado do Amazonas. É liderança do governo, é um companheiro de vossa excelência, Francisco Gualberto (PT), e vem visitar Sergipe”,

Venâncio declarou que na qualidade de membro da Casa, e como presidente da Unale, aproveitava a visita para agradecer, em nome de Sinézio, aos deputados do Amazonas pelo apoio que teve em sua eleição. “Meus agradecimentos e do povo sergipano também a este deputado pelo apoio recebido na sexta-feira passada, no evento onde fui eleito presidente da Unale. Vossa Excelência fez parte e teve participação atuante. Obrigado pelo apoio e toda a Assembleia Legislativa do Amazonas. A Unale está de portas abertas para discutir temas para nosso país”, afirmou.

O líder da bancada de oposição em Sergipe disse ainda que havia recebido uma proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), para formar uma parceria na realização de um encontro em Brasília para discutir a questão climática e o meio ambiente. Segundo Venâncio, essa é uma questão que a Unale apoia, pois segundo ele se trata de interesse de todos os brasileiros.

Professor Sinézio

Por sua vez, o deputado estadual do Amazonas agradeceu a receptividade que a comitiva teve na Assembleia de Sergipe. O parlamentar lembrou que essa é a terceira vez em que desce a mina da Vale do Rio Doce em Rosário do Catete. “Fomos recebidos muito bem lá e aqui na AL. Viemos conhecer o projeto carnalita aqui de Sergipe. O Brasil, hoje, produz pouco mais de 8% da demanda nacional e é Sergipe o responsável”.

“Digo que nossos Estados são irmãos gêmeos porque são os únicos Estados brasileiros que produzem sal de potássio. Só nesses dois depósitos nós encontramos. Trouxemos um grupo para pegar experiências quanto a questão ambiental, o marco regulatório do minério e fazer um convite aos deputados sergipanos, na segunda quinzena de junho, para participarem de uma audiência pública e tratar de silvinita do Amazonas. O nitrogênio (ureia) e o fósforo você em outros locais, mas o potássio para alimentar a população do nosso País você só acha nesses dois Estados”.

Por fim, o deputado amazonense destacou a eleição de Venâncio Fonseca na presidência da Unale, em Recife, semana passada. “Estivemos presentes no Congresso da Unale e escolhemos nosso companheiro Venâncio Fonseca. Vim parabenizar e elogiar os deputados sergipanos pela somação em torno do nome do nosso presidente. Não se trata de uma questão de ser situação ou oposição, mas de um cargo nacional. Já temos uma agenda com ele programada no Amazonas e os esperamos de braços abertos”.

Amazon Sat

Na entrevista concedida ao vivo para o Canal Amazon Sat, Venâncio falou da satisfação em recepcionar a comitiva e mandou uma mensagem para os amazonenses. “Quero dizer ao povo do Amazonas que fiquem tranquilos! Aqui nos estamos de mãos dadas para passar todas as experiências possíveis nessa questão de exploração mineral. O nosso Estado está de portas abertas para os estudantes amazonenses que tenham interesse em fazer estágios nessa área aqui em Sergipe”.

Enviado pela Assessoria de Imprensa da Unale