body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitura imuniza profissionais da Secretaria da Saúde contra a influenza

Nesta sexta-feira, dia 18, os profissionais que trabalham na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão sendo vacinados contra a influenza. Desde o dia 19 de abril, a Prefeitura de Aracaju executa a campanha de vacinação, cuja fase atual segue até o dia 9 de julho. As pessoas que fazem parte dos grupos anunciados nas fases anteriores e que ainda não se vacinaram, continuam tendo acesso à campanha.

Nesta terceira fase estão sendo contempladas pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e de salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP) Kamila Fialho, todo ano o Município realiza a vacinação contra a influenza em grupos prioritários e de risco para o agravamento, e o objetivo dessa vacinação é evitar casos de síndromes respiratórias agudas graves pela gripe.

“Com o advento do enfrentamento da covid, os guerreiros da gestão, que circulam em todas as redes da saúde, também ficam expostos a todas as outras síndromes gripais. Esta vacinação é tão importante quanto a da covid, por isso facilitamos este processo de imunização, realizando a vacinação no próprio local de trabalho, diminuindo o tempo dos vacinadores, as aglomerações nas unidades de saúde e promovendo este cuidado aos trabalhadores”, explica.

Vacinação anual

Esta vacinação baixou significativamente o número de casos graves pela influenza, principalmente nos grupos de riscos, a exemplo de pacientes com pneumopatia, cardiopatas, idosos, gestantes, crianças pequenas, renais crônicos. Se houver uma baixa cobertura vacinal da influenza neste momento estratégico, será observada, num futuro próximo, o aumento dos casos graves da doença.

Segundo Kamila, as pessoas que se vacinaram contra a covid, para receber a dose contra a influenza ou de qualquer outra vacina, precisam cumprir o intervalo de 15 dias. “Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência e cartão de vacina. Quem está no grupo com comorbidades ou de pessoas com deficiência, assim como nos anos anteriores, também apresenta relatório médico”, enfatiza.

O gerente de alimentos e serviços veterinários da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), Juliano Pereira, toma a vacina contra a influenza todos os anos. “Nunca mais tive gripe. Se não fosse essa vacina, muito gente estaria doente. Por isso, todo ano, fico atento e quando chega a minha vez para ser imunizado, venho logo. Ainda mais quando a vacinação é no trabalho”, afirma.

Nos pontos de vacinação, as categorias profissionais necessitam apresentar, além dos documentos pessoais, um comprovante de vínculo com a empresa ou que identifique a pessoa na função.

Pontos de Vacinação

Confira os pontos que estão vacinando contra a Influenza, funcionando das 8h às 16h: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Grageru); e nas UBS Antonio Alves (Atalaia); João Bezerra (Areia Branca); Niceu Dantas (Mosqueiro); Dona Jovem (Industrial); Augusto Cesar Leite (Conj. Santa Tereza); Elizabeth Pita (Santa Maria); Oswaldo Leite (Santa Maria); Humberto Mourão (São Conrado); Joaldo Barbosa (América); Fernando Sampaio (Ponto Novo); Maria do Céu (Centro); Ávila Nabuco (Médici); Madre Tereza (Jabotiana); Porto Dantas (Porto Dantas); Carlos Fernandes (Lamarão); José Quintiliano (Santo Antônio); Eunice Barbosa (Coqueiral); João Cardoso (José Conrado de Araújo); Renato Mazze Lucas (Santos Dumont); José Calumby (Jardim Centenário); e Carlos Hardman (Soledade).

Universo Político: