body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitura e Ministério do Esporte iniciam capacitação para o Pelc

Em solenidade realizada na manhã desta terça, 16, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), e o Ministério do Esporte iniciaram o processo de capacitação para o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). O módulo introdutório da capacitação segue até o dia 19 e vai preparar 46 agentes sociais e quatro coordenadores de núcleo para a execução do programa.

O Pelc é um programa do Ministério do Esporte que visa democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer, atuando em parceria com as administrações municipais. A ação vai levar atividade recreativa e esportiva para 800 pessoas, dividas em dois núcleos: praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco e praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont.

Para o vice-prefeito José Carlos Machado, que na ocasião representou mais um importante marco no esporte aracajuano.  “Vejo isso com muito entusiasmo, que é também um desejo do prefeito João Alves Filho. Ao democratizar o esporte, os caminhos serão abertos para que os jovens e os não tão jovens comecem a praticar atividades físicas, que é o que faz bem à saúde”, argumentou.

Machado fez uma solicitação ao representante do Ministro dos Esportes, Helder Isayama, na solenidade, para que possam ser agilizadas a construção de três grandes centros de iniciação esportivas e a construção da arena multiuso nas proximidades da Orla de Atalaia.

“Estamos confiantes que o ministro José Aldo, com seu desprendimento e espírito público, irá atender às nossas necessidades, e acredito também na capacidade dos que fazem a Sejesp, mas, sobretudo no entusiasmo do prefeito. Ele está entusiasmado com a possibilidade de transformarmos Aracaju numa cidade onde realmente o esporte tenha prioridade”, concluiu.

“É uma honra para Aracaju estar entre as dez cidades contempladas com o Pelc. Esse programa, atrelado às ações da atual gestão, vai ajudar democratizar ainda mais a prática esportiva em Aracaju”, afirma o secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy.

Programa

De acordo com o coordenador de Lazer da Sejesp e do Pelc em Aracaju, Lívio Kleber Lima, a capacitação ministrada pelas técnicas do Ministério, Aniele Assis e Joelma Gomes, irá ampliar o conhecimento dos agentes, oferecendo mais recursos de integração com a comunidade. “Essas pessoas que serão capacitadas contarão com uma grande ferramenta nas mãos. Através dessa preparação elas vão ter a oportunidade de resgatar pessoas que estão ociosas e levar até elas atividades de qualidade”, ressaltou Kleber.

O módulo introdutório foi acompanhado de perto pelo técnico do Ministério do Esporte, Helder Isayama, que explicou o conteúdo programático da capacitação. “Neste primeiro contato iremos apresentar concepções do projeto, diretrizes e objetivos, além dos conceitos de esporte e lazer, a relação entre esporte e lazer, e questões de planejamento e execução junto a comunidade”, disse Isayama.

O ME oferece todo o material de apoio, como bolas, redes, tabuleiros, entre outras ferramentas para o desenvolvimento esportivo. Mas é a própria comunidade que decide quais serão as atividades desejadas. “O ministério não propõe modalidades q serão trabalhadas. A própria comunidade é que vai dizer o tipo de atividade que é mais importante e que eles desejam fazer” pontua Isayama.

E quem está ansioso para ter esse contato com a comunidade é o estudante de educação física Marcondes Alves. Ele participa da capacitação e irá atuar como agente social em um dos núcleos do programa. “Estou no sexto período e acredito que participar desse programa será fundamental para a minha carreira. É uma valorização profissional para mim e uma grande oportunidade de estar levando a população os benefícios do esporte”, disse Marcondes.

 

Enviado pela Secom da PMA

Modificado em 16/07/2013 18:38