body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitura de Itaporanga resgata São João

Milhares de pessoas participaram da abertura dos festejos juninos de Itaporanga D’Ajuda, que este ano recebeu o nome de Arraiá D’Ajuda. O evento realizado na noite do último sábado (1º), na Praça de Eventos da cidade, reuniu mais de 150 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar e da organização da festa, se tornando o maior público da história do São João de Itaporanga D’Ajuda.

Mais de 200 ônibus e aproximadamente 300 vans lotaram as ruas e avenidas da cidade, o que acabou provocando um grande congestionamento na chegada e saída da cidade. Ao final do evento, milhares de pessoas passaram horas na fila tentando pegar a BR-101 para retornar pra casa, mas tiveram que enfrentar horas de espera, por causa da grande quantidade de veículos na cidade.

Apesar da longa espera, sergipanos e turistas aprovaram o Arraiá D’Ajuda, inclusive, prometendo retornarem ao evento no próximo ano.

“Adorei a abertura do São João de Itaporanga, pois foi uma festa de muita, mas muita tranquilidade, a gente não viu nenhuma ocorrência, tudo foi na paz. Já estou me preparando desde já para no próximo ano está aqui de novo, pois o que é bom pede bis”, disse sorridente a aracajuana Ana Beatriz, que foi ao evento acompanhada de dezenas de colegas.

Quem também aprovou o Arraiá D’Ajuda foi o turista Saulo Lima Barbosa. Ele e mais 12 amigos vieram de Brasília exclusivamente para a abertura do São João. A tradição cultural e a tranquilidade da festa foram os principais fatores que motivaram a vinda dos baianos ao evento.

“Nós todos viemos de Salvador para curtir Aracaju, que é uma cidade maravilhosa, para curtir todo o estado de Sergipe, que é lindo, mas principalmente para curtir o São João de Itaporanga. Acompanhei as informações nos sites de notícias de Sergipe sobre a organização da festa e percebi que seria uma festa animada e muito segura. Acertei com a turma e aqui estamos. Vocês todos estão de parabéns, desde o mais simples organizador à prefeita desta cidade, que é uma simpatia. Amei tudo em Itaporanga. A festa foi nota 1000. Já estou com saudades”, admitiu o turista.

Animada e bastante contente com o sucesso do resgate do maior São João de Sergipe, a prefeita Maria das Graças Garcez (Gracinha) promete valorizar e incentivar cada vez mais a cultura nordestina, que é sucesso de público em Sergipe.

“Eu estou muito feliz com o sucesso que foi a abertura do nosso São João. As pessoas vieram com o espírito armado tão somente para brincar e se divertir ao som dessas belas atrações musicais. Feliz também por ver tantos turistas como nunca vimos antes em Itaporanga. É gente de Aracaju, do interior de Sergipe e de vários estados do Brasil. Definitivamente nossa administração resgatou a maior festa junina do estado, que é o Arraiá D’Ajuda, o São João de paz e amor”, disse emocionada a prefeita.

Além de turistas, várias personalidades compareceram a abertura dos festejos juninos de Itaporanga, a exemplo do governador em exercício, Jackson Barreto, que se impressionou com o grande número de pessoas.

“Estou impressionado com o número de pessoas que se dirigiu à cidade. Itaporanga D’Ajuda ficou completamente repleta de visitantes dos quatro cantos de Sergipe e até de outros estados para participar desta festa bonita, bem organizada e que evidencia a forma de acolher do seu povo e da prefeita Gracinha”, destacou Jackson Barreto.

Além do governador em exercício, estiveram presentes ao evento os deputados federais Rogério Carvalho, Valadares Filho e Fábio Reis, e os deputados estaduais Raimundo Vieira (Mundinho da Comase), Samuel Barreto (Capitão Samuel), e Gustinho Ribeiro, líder do governo na Assembleia Legislativa. Também marcaram presenças os prefeitos da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, de Riachão do Dantas, Ivan Macedo, o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Luciano Pimentel, e o gerente do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, Almir Santana.

De Itaporanga D’Ajuda festejaram o resgate do São João do município, além da prefeita Gracinha e do seu vice Adiel dos Campos, os vereadores Tonho de Luquinha, Gordo Propaganda (líder da prefeita na Câmara Municipal), Marcelo Anchieta, Gilson Me Ajude, Bruno Sobral, Renatinho de Zé de Lili, Celinha Sobral e Marize da Mata, presidente da Câmara.

A festa, que começou por volta das 22h do sábado, terminou as 6h30 da manhã do domingo, com o show do cantor Pablo. Antes, o público conferiu as apresentações das bandas Calcinha Preta e Garota Safada.