body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitura de Aracaju monta força tarefa contra efeitos das chuvas

Mesmo com a redução do volume de chuva de ontem para hoje, a Prefeitura de Aracaju não diminuiu os esforços para minimizar os transtornos ocorridos, e montou uma verdadeira força tarefa para auxiliar a população. De forma emergencial, situações como a dos conjuntos Lourival Batista e do Jardim Esperança, dois dos pontos mais atingidos pelas chuvas, estão sendo estudadas para futuras ações que venham resolver definitivamente os problemas.

Desde as primeiras horas de ontem, equipes da prefeitura estão mapeando os locais mais afetados e designando equipes para trabalhar incessantemente para amenizar as preocupações dos moradores.

No conjunto Lourival Batista, por exemplo, um grande trabalho de drenagem foi feito e boa parte da situação inicial já foi resolvida. No entanto, os problemas na localidade vão além das competências da PMA. De acordo com Luiz Durval, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a questão depende, principalmente, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). “A concepção do projeto foi obra do DNIT. O conjunto é tão enterrado que é uma zona de alagamento por natureza. Mas nós já estamos somando esforços para entrar em consenso com o departamento e resolver o problema”, explicou Luiz Durval, ao dizer ainda que é preciso que o DNIT amplie a drenagem que passa sobre a BR-235.

O conjunto Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa, os esforços com os trabalhos não são diferentes. As equipes estão trabalhando incessantemente para atender à população. Um dos principais problemas levantados pelos moradores da região foi com relação às obras da praça que estavam paralisadas, bem como outras obras oriundas da gestão passada, e que foram retomadas.

Enquanto a reforma da praça já estava ocorrendo, os tapumes que rodeavam o local foram arrancados e alguns pontos foram pichados. Para Luiz Durval, a ação foi fruto de vândalos. “Um pai de família não faria aquilo. Ainda assim, vamos recompor a reforma da praça e logo a localidade estará melhor organizada. O que ainda não foi resposto na praça está aguardando as entregas que serão feitas por empresas responsáveis pelo bancos, brinquedos, iluminação, entre outros”, esclareceu o presidente da Emurb.

 

Medidas emergenciais

Desde que iniciaram-se as chuvas, a prefeitura tem feito um levantamento dos locais mais atingidos. Segundo Luiz Durval, as chuvas registradas são atípicas e fogem dos padrões usuais. Justamente por isso que a atenção tem sido redobrada.

Selecionadas as localidades que exigiam mais urgência, as equipes da PMA verificaram os tipos de gravidade e foram designados grupos específicos para cuidar de cada região. “Tivemos que suspender o serviço de tapa buracos, primeiro porque não há condições por conta das chuvas e depois porque preferimos direcionar os operários para atender os pontos preocupantes da cidade”, reforçou Luiz Durval.

Onde foram registradas inundações, a prefeitura fez a limpeza de canais de boca de lobos. “É importante que, além das ações da prefeitura, a população se conscientize que também pode e deve ajudar. Uma das medidas mais importantes desse auxílio é não jogar lixo na rua, isso vai ajudar, e muito, no escoamento das águas e vai evitar inundações”, frisou Durval.

Prefeitura organiza mutirão de doações para as famílias prejudicadas pela chuva

 

A Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas) já está tomando as devidas providências para ajudar a todos que ficaram prejudicados com as fortes chuvas desta segunda-feira, 4. Uma das ações principais é a organização de um mutirão de doações para os que quiserem auxiliar os afetados pelos efeitos da chuva.

Para doar, basta levar os donativos para o Centro de Saúde Urbano (CSU) na rua Alagoas, a Casa de Saúde João Cardoso Júnior. Tudo será bem vindo, principalmente alimentos, roupas, móveis e colchões. “Espero que a população chegue porque estamos aqui dispostos a ajudar as pessoas que estão precisando da gente”, disse Selma Mesquita, a secretária da Família e da Assistência Social. Uma equipe já está a postos no CSU para fazer uma seleção das doações recebidas e repassar para as famílias necessitadas.

Com relação aos desabrigados, a Semfas está fazendo o possível para ninguém fique sem um teto. “Eu, o Prefeito João Alves e senadora Maria do Carmo somos contra alugar galpão, mas quem não tem realmente onde ficar estamos alugando e dando auxílio moradia”, explicou Selma.

Outras ações também estão sendo desenvolvidas mas, de uma maneira geral, as ações estão sendo tomadas de maneira emergencial. “Estamos apagando incêndio, onde acontece um fato estamos indo lá. Qualquer pessoa que se sinta prejudicada ou tenha algum problema pode procurar a Secretaria da Família, estamos aqui à disposição”, disse a Secretária.

 

Enviado pela Secom da PMA