body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitura de Aracaju inaugura posto de atendimento de saúde no mercado

Dentro das comemorações do Aniversário da Cidade, a Prefeitura de Aracaju vai inaugurar na manhã desta terça-feira, 29, o Posto de Atendimento Dr. José Calumby Filho, localizado no Mercado Albano Franco. Trata-se do projeto “Saúde no Mercado”, cujo objetivo principal é atender feirantes e ambulantes, que passam o dia inteiro no mercado e muitas vezes não conseguem ir até uma Unidade de Saúde.

“É um presente que estamos dando aos comerciantes daquela área no mês de aniversário de Aracaju”, destaca o secretário Municipal da Saúde, Agnaldo Feitosa. O posto será vinculado à Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu que já oferece outros serviços de apoio à saúde, como o “Consultório na rua”, que atende exclusivamente os moradores de rua.

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Murillo Oliveira, o posto contará com sala de atendimento de atenção básica, funcionando com uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e médico alguns dias da semana. “Os serviços básicos que o profissional de enfermagem e o médico realizam na Unidade de Saúde serão oferecidos lá, como atendimento, exame de lâmina, teste rápido de HIV e Sífilis, teste de glicose, aferição de pressão arterial, entre outros. Nosso objetivo principal é oferecer para esses trabalhadores acesso aos serviços de saúde, focando principalmente na saúde preventiva”, explica Murillo.

Murillo Oliveira esclarece ainda que, mesmo o Posto de Atendimento sendo diretamente ligado a USF Maria do Céu, para alguns serviços não haverá mudanças. “Quando houver a necessidade de marcação de exames mais elaborados, atendimento especializado e serviços maiores, o paciente será encaminhado à USF Maria do Céu ou a um Centro de Especialidades”.

Funcionamento

O posto disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deve atender cerca de cinco mil trabalhadores entre feirantes, ambulantes e pessoas que trabalham no entorno do mercado central da capital. Com inauguração marcada para as 8h de terça-feira, o posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com intervalo de duas horas de almoço.

Para o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral, esse é um serviço voltado para dar mais atenção aos trabalhadores do mercado. “É uma alegria participar desse projeto que nasce para beneficiar os trabalhadores do mercado, visto que essa é a primeira vez na história de Aracaju que eles vão receber uma assistência de saúde direta e digna. É ali que eles passam a maior parte do dia, tem trabalhador que chega antes do sol nascer e vai embora no fim do dia. Mais que merecido, esse atendimento é um projeto louvável”, afirma.

De acordo com secretário municipal da Saúde, o posto de atendimento no mercado já existiu há muito tempo e foi sucateado. “Inclusive um dos que iniciaram o posto lá foi Dr. Raimundo Sotero, que já atendeu muitas vezes lá no mercado, que já fez diversos mutirões. Mas esse posto, por conta do sucateamento, perdeu a função. Agora a gente reabre, pois quando fizemos o último mutirão naquela área houve grande adesão, então percebemos a necessidade de fazer algo naquele local, que tem uma assistência deficitária”, ressalta Agnaldo Feitosa.

Universo Político: