body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitura de Aracaju entrega mais uma escola este ano

Grande entusiasta das questões que envolvem educação, o prefeito João Alves Filho entregou na manhã de hoje, 8, a Escola de Ensino Fundamental Dep. Jaime Araújo no bairro Soledade. Junto com a Elias Montalvão e a Presidente Vargas, esta é a terceira escola que a atual gestão municipal entrega à população este ano, todas dentro dos padrões de excelência e oferecendo uma educação de qualidade.

A Emef Jaime Araújo estava fechada desde 2012 e precisou ser reconstruída, já que o prédio que existia foi construído abaixo do nível da rua e alagava em períodos de chuva, prejudicando com isso o ano letivo.

Foram investidos na obra de construção mais de R$ 4 milhões. O novo prédio tem uma área total de 3.620m² e conta agora com 13 salas de aula, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, biblioteca, refeitório, sala de informática, pátios, sanitários adaptados, cozinha entre salas que facilitará o acesso ao ensino pelos alunos.

“Ao longo desse tempo de construção tivemos que alugar outras instalações na Barão de Maruim, as crianças e os professores tinham que sair de ônibus. Mas agora, com a inauguração da obra, a comunidade percebe que valeu a pena”, afirma João

Os professores são a alma de qualquer escola. O professor é peça fundamental em qualquer método que seja desenvolvido para a educação. Só tenho motivo de admiração pelos professores da rede municipal, que honram e dignificam o cargo que exercem.

A educação ainda não tem a valorização que deveria ter. Caso continue assim, nunca chegaremos a ser um país de primeiro mundo. Investindo nisso, verificamos que os alunos que concluíam a nona série do ensino fundamental não sabiam ler nem escrever. Por conta disso, fizemos uma modificação profunda no ensino municipal. Aracaju está sendo visitada pelos melhores especialistas de ensino do Brasil e somos hoje referência na educação. Adotaremos o que há de mais moderno para que esse quadro mude.

Para a estudante Andréa Maria dos santos, que também é mãe de dois alunos da Emef Jaime Araújo, a escola que estava abandonada, agora estimula os alunos a estudarem. “Antes quando chovia aqui alagava tudo e ficávamos mais de uma semana sem aula. Agora está uma maravilha. O espaço está mais organizado, com quadra e estrutura para desenvolver atividades que são importantes para o nosso aprendizado”, disse.

 

Novos investimentos em Educação

Buscando uma melhor qualidade de ensino e objetivando, conseqüentemente, mudar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, onde Aracaju está atualmente ocupando o cargo de pior capital do Brasil, João Alves traçou metas que, assim que alcançadas, o realidade da Educação Municipal de Aracaju será outra.

A meta do Governo Federal é a alfabetização das crianças com oito anos, mas, de acordo com o prefeito, nas escolas particulares os alunos são alfabetizados com seis anos, e estipulou essa idade para que os alunos do ensino municipal já estivessem lendo e escrevendo.

Os investimentos em infraestrutura também não foram esquecidos. A Prefeitura de Aracaju está investindo na reconstrução de mais quatro escolas que precisam de grandes reformas, com é o caso da Olga Benáro, Dom José Vicente Távora, Anísio Teixeira e Carvalho Neto, que estão com suas obras em fase de iniciação.

De acordo com a secretária da Educação, Márcia Valéria, a medida que uma reforma for finalizada e os alunos voltam ao novo prédio, os espaços alugados para acolher os estudantes durante a reforma servirá para abrigar outros que terão a reconstrução de suas escolas iniciadas.

Além das reformas, a secretária também informou que até final de 2014 o prefeito João Alves entregará à população mais 11 escolas. “Essas serão unidades que abrigarão creche e pré escolar. Das onze escolas a serem construídas, uma está com as obras paralisadas há muito tempo. A EMURB entendeu que deveríamos fazer um novo processo licitatório por conter diversos problemas na estrutura. Estamos em fase de licitar a conclusão da obra da Emef 17 de março. As outras 10 novas unidades de educação infantil serão feitas com parceria com o Governo Federal. Já estamos com o terreno escolhido e vamos construir usando pré-moldados, que é um método novo adotado pelo Ministério da Educação. Com essa nova tecnologia a escola estará pronta e em pleno funcionamento em oito”, garantiu Márcia Valéria.

 

Enviado pela Secom da PMA

Foto: Sergio Silva