body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitos sergipanos discutem sobre PAA

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, esteve hoje (27) em Aracaju para participar de um café da manhã com prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios sergipanos. Em pauta, os investimentos e projetos desenvolvidos pelo órgão para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ações que visam fomentar a Agricultura Familiar em todo o País. O encontro foi uma organização da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), e contou com o apoio do deputado federal André Moura (PSC-SE).

“A vinda do presidente da Conab enche os gestores de esperança, uma vez que o PAA é hoje um dos principais programas do Governo Federal, reconhecido, inclusive, internacionalmente”, ressaltou o parlamentar. Para ele, os pequenos agricultores, muitas vezes, precisam vender os seus produtos a um preço muito abaixo do valor de mercado para garantir que a mercadoria será repassada e que ele não perderá todo o trabalho de meses de plantio e colheita. “O PAA é a certeza de que aquela produção será comercializada e que a economia da região está sendo movimentada”, lembrou André.

O presidente da Conab explicou que o programa, instituído em 2003 no âmbito das ações do “Fome Zero”, tem entre os seus objetivos fomentar o trabalho de produtores rurais que dependem exclusivamente daquela atividade, incentivando que a agricultura no Brasil continue gerando emprego e renda para quem decide viver dela. “Esse nosso encontro é importante para que prefeitos e secretários vejam os resultados desta ação, resultados que podem, e muito, ajudar no desenvolvimento dos municípios que eles administram”, reforçou.

PORTAS ABERTAS

Rubens Rodrigues disse ainda que Sergipe tem uma estrutura fundiária muito próxima daquilo que a Conab gosta e precisa para realizar os projetos com os pequenos agricultores. “Vamos analisar as propostas e executá-las, fortalecendo a Agricultura desses municípios”, garantiu. O superintendente da Conab Sergipe, Emanuel Carneiro, proferiu uma palestra onde demonstrou quais as atividades realizadas pela Companhia no Estado, as dificuldades enfrentadas em alguns municípios, a exemplo da seca, e o que pode ser feito para que o PAA funcione, efetivamente, na grande maioria das cidades, uma vez que elas possuem potencial no setor.

“O mais importante é vocês saberem que a Conab está de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida e auxiliar na implantação do Projeto”, destacou. De acordo com ele, a Companhia deve realizar reuniões territoriais, além de continuar com as visitas em cada município. “Temos a meta de conseguir R$ 10 milhões, ao menos, para investirmos em Sergipe. Mas preciso do apoio dos prefeitos. Sozinho a gente não faz nada. O PAA é um grande meio de contribuir com o desenvolvimento dos municípios”, completou. O presidente da Fames, Fábio Andrade, acredita que a Agricultura Familiar, assim como outros setores da economia, costuma esbarra na falta de investimentos, dificultando o crescimento da população e da região como um todo.

“A Fames tem tido a preocupação de promover eventos que tenham valia para as prefeituras, efetivamente. Estamos dispostos a fazer esta ponte entre a Conab e as administrações, dando todo o apoio necessário. Muitos municípios ainda não foram consagrados com o PAA, inclusive Nossa Senhora de Lourdes, mais sei da importância dele para fomentar a nossa Agricultura e contribuir para a geração de emprego e renda”, opinou. Além dos representantes da Companhia e do deputado André Moura, estiveram presentes ao evento o gerente de Governo da Caixa Econômica Federal, Marco Antônio Queiroz, e o tesoureiro da Fames, prefeito Christiano Beltrão.

joedson: