body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Prefeitos querem ampliação do prazo para implantação de aterros sanitários

O prazo para que os municípios encerrem os lixões e os substituam por aterros sanitários que está previsto na Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi encerrado em 2014, mas os municípios continuam enviando resíduos para lixões e aterros controlados. Um dos principais motivos é o baixo orçamento, principalmente dos municípios pequenos.

Preocupados com as possíveis sanções previstas na Lei [ficar sem receber convênios; recursos para a saúde, para assistência social, etc.], diversos prefeitos sergipanos buscaram o apoio do líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE) para colocar em votação o PL 2289/2015, que prorroga o prazo para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos de que trata o art. 54 da mencionada Lei.

Atendendo ao pleito dos gestores, o líder apresentou requerimento para que o PL tramite em regime de urgência e o recurso está sendo analisado pela Mesa Diretora. “Não podemos permitir que, principalmente, os novos gestores sejam penalizados.Neste momento estamos começando a sair da crise econômica e os municípios se recuperando. Esse novo prazo é de fundamental importância”.

A proposta adia os prazos previstos na Lei dos Resíduos Sólidos de acordo com o tamanho do município. Para os maiores, o prazo será 2018. Os menores terão até 2021 para se adequar à lei.

A propositura está aguardando criação de Comissão Temporária pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Planos Estaduais – Em fevereiro de 2017 foram criados, por meio da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, quatro Consórcios de Saneamento definidos no Plano de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos de Sergipe elaborado em consonância com os princípios preconizados pela Lei de Saneamento Básico (Nº11.445/2007) e pela Lei nº 12.305/2010, assim os municípios terão a opção de captar recursos junto ao BNDES, à Caixa Econômica Federal, e aos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, para elaborarem seus projetos de aterro.

André é recebido pelo presidente do INCRA
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Leonardo Góes, recebeu, na tarde desta terça-feira (14), o líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC/SE), em pauta a ampliação de diversos programas do órgão para os municípios sergipanos.
O líder informou ao presidente Leonardo que defenderá a alteração do resultado primário para que os recursos do INCRA entrem no orçamento do PAC facilitando a sua execução; inclusão de objeto de aquisição de máquinas; e suplementação do orçamento nas ações executadas no Estado.
André defende a ampliação do programa Terra Sol, dentre outras ações, como a implantação de agroindústria, centro de comercialização de produtos agrícolas de assentados, execução de ações de manutenção de estradas vicinais e assistência técnica.
Finalizando, o parlamentar sergipano, que estava acompanhado do consultor jurídico e de captação de recursos, Jorge Meneses, finalizou a visita com o pedido de doação de sementes [milho, arroz e feijão]. “Com a liberação desses pleitos os municípios sergipanos que têm sofrido com a falta de recursos ganham o incentivo para a agricultura, principalmente os assentados do Estado”, destacou.

Modificado em 14/03/2017 20:43

Universo Político: