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Prefeitos de 27 municípios sergipanos em situação de emergência serão recebidos por ministro da Integração Nacional

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) esteve na manhã da terça-feira, dia 31, em audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para tratar da situação de emergência de 27 municípios sergipanos, por consequência do longo período de estiagem e seca. De acordo com o senador, o ministro receberá os gestores em Brasília na próxima terça-feira, 7, às 10h, para tratar dos recursos que serão investidos neste combate. Estiveram, também, na audiência o senador Valadares e os deputados federais André Moura e Valadares Filho.

Segundo o Ministério da Integração, esse reconhecimento federal permite à população afetada a renegociar suas dívidas no setor agrícola junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social Agrário (MDSA) e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica.

Na audiência foram listados em situação de emergência: Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Carira, Graccho Cardoso, Itabi, Macambira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Cedro, Própria, Telha, Porto da Folha, Simão Dias, Poço Verde, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Gararu, Feira Nova, Monte Alegre, Cumbe, Aquidabã, Canhoba, Canindé de São Francisco e Pedra Mole.

“Ouvi que essa é a pior seca dos últimos 50 anos. A região do sertão sergipano já está a mais de nove meses sem chuva e com isso não tem terra boa para plantar. O sertanejo está vendo seu rebanho morrer, pois não tem dinheiro para comprar ração para os animais, já que a sua única fonte de renda, que é a colheita de produtos, ele não tem como fazer”, fala.

Acesso aos recursos

“Os municípios serão atendidos com o abastecimento de carros pipas e forragem, para alimentação dos animais”, informou Eduardo. Técnicos do Ministério da Integração informaram que a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) tem vigência de 180 dias. Para ter acesso a recursos emergenciais, as Prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise por equipes da Sedec, o Ministério da Integração Nacional define o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais.

“O que mobiliza a gente fazer tudo isso é a missão de fazer o bem. Esse bem é devolvido não de forma somada e sim multiplicada. Eu acredito muito nisso, pois, sou cristão até politicamente falando. Não é que se tenha dinheiro para tudo, eu aprendi que tem pra muita coisa. Se não formos buscar, se não tiver projetos, continuará não vindo”, desabafou o Senador.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 01/02/2017 06:21

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