body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Precisamos, cada vez mais, criar instrumentos que validem a consolidação de políticas públicas em favor das mulheres”, diz Bittencourt

Por David Rodrigues

Durante a 20° Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizada por videoconferência, nesta quarta-feira, dia 20, o vereador Professor Bittencourt (PC do B) votou a favor do Projeto de Resolução n° 19/2019 que dispõe sobre a criação da Procuradoria da mulher no âmbito da Câmara Municipal de Aracaju. Bittencourt parabenizou a vereadora Emília Corrêa (Patriota) pela autoria do projeto e utilizou o seu tempo de discussão para comentar a propositura.

“Será um instrumento fundamental para fazer mediações entre a Câmara e a sociedade de Aracaju como um todo, entre os nossos parlamentares, a Câmara e o Executivo, no que diz respeito às políticas públicas concernentes ao universo feminino; universo esse que é vítima das mais absurdas e atrozes violências”, comentou o parlamentar.

De acordo com o Atlas da Violência divulgado no ano passado, em 2017 o Brasil registrou o assassinato de 4,9 mil mulheres. Esse é o maior número registrado desde 2007 e mostra que cerca de 13 mulheres foram assassinadas por dia ao longo do ano em todo o país. O número representa um aumento de 30,7% nos últimos 10 anos e de 6,3% em relação a 2016. O estudo mostra ainda que 28,5% das vítimas foram mortas em casa e 52% por armas de fogo.

Diante dos dados apresentados, o parlamentar além de fazer um alerta para os casos de violência doméstica e feminicídio, ressaltou a importância da construção de políticas públicas favoráveis às mulheres.

“Mais de oitenta por cento dessas mulheres são vítimas de seus companheiros, seus ex-companheiros e um dos lugares mais perigosos para as mulheres são seus lares. Mais de sessenta por cento dessas mulheres são assassinadas na sua própria casa. Portanto, precisamos, cada vez mais, criar instrumentos que validem às discussões e a construção e consolidação de políticas públicas em favor das mulheres”, pontuou.

Modificado em 20/05/2020 17:18

Universo Político: